Wilson Bezerra – Cesário ao Ministro Danilo Venturino

A Seca em toda região nordestina sempre foi um tormento, um sacrifício a que se submetem em todos os tempos os trabalhadores na agricultura e criadores de gado e caprino, ou afinal de contas, qualquer tipo de animais.

Era preciso união de esforços para através de associações reivindicarem ajuda e a mais comum as frentes de trabalho para trazer ocupação ao povo de qualquer categoria profissional. Foi numa dessas frentes de serviços que o prédio da Cadeia Pública de Mossoró foi construído por operário que receberam feiras como pagamento pelos dias de trabalhos, que assim escapavam da fome.

Numa dessas secas, Mossoró reagiu à catástrofe recorrendo ao General Danilo Venturino, que na época ocupava o cargo de chefe da Casa Militar da Presidência da República General João Batista de Figueiredo, a pedido formulado pelo líder Sindicalista mossoroense Cesário Clementino dos Santos.

O sindicalista Cesário representou a cidade com o cargo de Deputado Estadual, cuja representação junto a Assembleia Legislativa do Estado, lhe foi legada pela sociedade mossoroense, principalmente os sindicalistas, por sua destacada atuação na sociedade em defesa das justas causas sociais.

Uma correspondência do Cesário Clementino dos Santos quando representando a associação rural dos pequenos e médios produtores, criadores, arrendatário, posseiros e exercente de atividades agrícolas de Mossoró por ocasião da estiagem de 1980, foram portadores de várias ponderações expondo e sugerindo providencias entre estas a improdutividade agrícola que estimula alta inflação. A ociosidade de 60% na produtividade agrícola afeta a economia da região em todos os setores da atividade humana.

Foram várias alegações firmadas na carta ao ministro sem deixar de frisar em detalhes que o Brasil tem área de extensão privilegiada ao ponto de produzir o suficiente para o engrandecimento da economia, quando o fato primordial da produção saída da agricultura, na media que recebe incentivo público tem sinalizado para uma politica voltada ao crescimento da agricultura por ser esta no entendimento dos abalizados cientistas a base do desenvolvimento econômico.

O pedido bem formulado advertia inclusive que a não assistência a terra, leva a invasões a grande propriedade agrícola com risco inclusive desestruturação do processo politico, contrario ao projeto da atual mandatário nacional. A luta em defesa das justas causas sempre foi instrumento no qual Cesário Clementino dos Santos sempre firmou em sua politica.