Vigilantes realizam caminhada em Mossoró para alertar sobre insegurança no RN

Seguranças particulares e patrimoniais de todo o Rio Grande do Norte realizarão no sábado, 07 de maio, às 15h, o ato “Vigilantes também sangram” em Mossoró para chamar a atenção para a insegurança no Estado e para os problemas que a categoria enfrenta. Os trabalhadores, organizados pela Comissão Independente de Assuntos de Segurança Privada (Ciasp), seguirão em caminhada da Praça do Pax até o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

“Infelizmente, muitos vigilantes hoje trabalham totalmente expostos a riscos, sem a cobertura de um plano de segurança. De acordo com a Lei Federal 7.102/83, esse planejamento é obrigatório apenas para estabelecimentos financeiros. Nós queremos que seja aprovada alteração que inclua também a obrigatoriedade de elaboração desses planos por todos os estabelecimentos comerciais”, explica o segurança Renato Baraúna.

O segurança ressalta que, hoje, estabelecimentos como farmácias atraem a atenção dos criminosos e que a elaboração de um plano para o aumento da segurança nestes locais contribuiria para resguardar a vida e integridade dos seguranças, dos clientes e dos funcionários.

Este ano, lembra, um segurança ficou paraplégico após ser baleado em uma drogaria em Natal e outro foi morto com tiro na cabeça durante assalto a um parque eólico no município de João Câmara na semana passada.

O Ciasp espera a participação de 500 seguranças na caminhada em Mossoró, com caravanas de Natal e Assu. Em todo o RN, aponta, são mais de 6 mil trabalhadores com formação na área em atuação.