VÍDEO: Pacientes são atendidos nos corredores do Hospital Tarcísio Maia

Acompanhantes de pessoas internadas no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) compartilham nas redes sociais vídeos dos corredores da unidade ocupados por pacientes em macas. O diretor do hospital, o médico Jarbas Mariano, confirma a superlotação e informa que, até a manhã desta terça-feira, 01, há 14 pacientes nos corredores da unidade.

“Por causa desse surto de virose e outras doenças, aumentou muito a quantidade de pessoas que procuram atendimento com quadros de doenças crônicas, que não são de responsabilidade do Hospital Regional Tarcísio Maia. Essas pessoas acabam vindo porque as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já estão lotadas”, explica o diretor.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, também por causa do crescimento de casos de pessoas com viroses e dengue, o atendimento nas UPAs dobrou. Na Unidade do bairro Santo Antônio, exemplifica a assessoria, estão sendo atendidos, em média, de 800 a 1.000 pacientes por dia, sendo que, em dias normais, o máximo registrado era de 500 pessoas atendidas.

O aumento da demanda chegou também às unidades particulares de saúde, que também acumulam reclamações de pacientes e acompanhantes.