Confira dicas sobre o que fazer na véspera do ENEM

Este ano a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 passará a ser realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Os portões dos locais de provas terão abertura às 12 horas (horário de Brasília) e o fechamento às 13 horas (horário de Brasília). O Enem tornou-se o processo seletivo mais importante nas vidas dos estudantes que desejam cursar o ensino superior no Brasil. Os candidatos que vêm se preparando para a prova estão contando os dias para colocar em prática tudo o que aprenderam nas escolas, nos cursinhos direcionados para o exame e nos estudos individuais.

O aluno que está mesmo com vontade de garantir uma vaga na Universidade dedica muito tempo aos seus estudos para o Enem.  A estudante Vitória Maia, 17 anos, que conclui o ensino médio no final de 2017, deseja passar no curso de Medicina e divide o seu tempo entre a escola de manhã e à tarde estuda para as provas do exame.

“A partir das 15h da tarde eu começo a resolver questões das edições passadas do Enem, para melhorar o desempenho na hora da prova, em seguida eu as corrijo. Faço isso até as 19h, com intervalo de 30 minutos”, disse ela.

É comum alguns fatores que influenciam bastante no desempenho dos participantes na hora da prova, entre eles estão o nervosismo e a ansiedade. A aluna Smirna Marques, que pretende cursar Administração, disse: “Acho que no dia o nervosismo vai aparecer mais, afinal de tudo é uma prova que vai definir o resto da minha vida e eu só tenho 16 anos, não estudei o suficiente. Mas vou ficar mais nervosa no segundo domingo com Química e Física, porque não são minhas favoritas, mas a gente tenta se acalmar e pensar que vai dar certo.”

Na reta final é essencial os candidatos controlarem a ansiedade, para não deixar o nervosismo atrapalhar o desempenho durante o teste.

 

Veja dicas sobre o que fazer na véspera do ENEM
Revisar o conteúdo e dosar com descanso pode ajudar

 

Veja algumas dicas essenciais para os candidatos que vão realizar a prova do ENEM:

  • Visite o lugar de prova com antecedência, que está disponível desde o ínicio de outubro no cartão de confirmação, pois quando se deixa para conhecer no dia, pode chegar a acontecer um imprevisto antes ou durante o percurso.
  • Relaxe na véspera, durma bem a noite e evite estudar um dia antes, pois assim evita chegar estressado na prova. Relaxar é fundamental, já que a prova exige muito raciocínio;
  • Responda simulados e foque nos seus principais pontos fracos, revisar em uma semana dá tempo de focar nas suas dificuldades e tirar as dúvidas com seus professores ou amigos.
  • Cuidado com a alimentação! É essencial manter uma alimentação baseada em frutas, verduras e legumes, e evitar alimentos gordurosos. E o chocolate pode ser consumido moderadamente, para ajudar no controle da ansiedade.
  • Procure chegar mais cedo do que o previsto, é melhor ficar esperando portão do local do que perder a prova ao chegar atrasado.
  • Leve canetas de tintas esferográficas de cor pretas e fabricadas em material transparente.
  • Leve documentos com foto, para identificação.

 

cialis fiyat