Veja as infrações que poderão resultar em multas para ciclistas e pedestres

Na última sexta-feira (27), O Diário Oficial da União publicou uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulariza os procedimentos para autuar e multar pedestres e ciclistas por infrações. O objetivo dessa resolução 706 do Contran, é reforçar para que todos os pedestres e ciclistas obedeçam as normas de trânsito.

As medias vão vigorar da seguinte forma:  pode ser atuado o pedestre que cruzar pista fora da faixa, em viadutos, pontes, ou túneis, a menos quando tiver permissão, e atravessar vias em áreas de cruzamento, caso se houver finalização para esse fim. A infração para pedestre é em torno de R$ 44. O pedestre Robson Ermerson,26 anos, disse:

“Vai ser bom para melhorar no trânsito mas em alguns locais não possuem faixas e as que têm estão apagadas, dificultando tanto pra gente ver, como para motoristas também. No meu bairro (Bom Jardim) por exemplo já ocorreram várias batidas em frente e por trás da Escola Municipal Joaquim Felício de Moura por falta da faixa de pedestre”.

Já no caso do ciclistas, as bicicletas em passeios onde não for permitida sua circulação, ou de forma agressiva vai ser considerada infração. E no caso dos ciclistas que estiverem empurrando a sua bicicleta, vai igualar aos pedestres em direitos e deveres.

Em vários locais que não houverem ciclofaixas e passarelas, os ciclistas devem transitar no acostamento, e se não tiver acostamento, o indicado é no bordo da pista de rolamento. A infração para os ciclista gira em torno de R$ 130.

O ciclista Severino Romualdo, 19 anos, conta: “. É importante essa medida, pois conscientiza as pessoas a respeitarem os veículos e ciclistas. E a própria população passa a exigir mais fixais, ciclofaixas e passarelas”.

Quando constatada a infração pela autoridade de trânsito, o auto de infração terá de registrar o nome completo e o número do documento de identificação do infrator e quando possível o endereço e CPF, caso seja pedestre. Mas se for ciclista, o agente de trânsito pegará também as informações disponíveis na bicicleta.