Vândalos roubam fiação elétrica de construção parada de creche no conjunto Vingt Rosado

Prevista para ser entregue no ano de 2013, as obras da Unidade Escolar de Ensino Infantil Pró-Infância do conjunto Vingt Rosado foram saqueadas por vândalos no último final de semana. Bandidos furtaram parte da fiação elétrica, tomadas e parte do para-raio da creche. Nas redes sociais, moradores do conjunto compartilharam fotos do prédio com afirmações de indignação pela demora no término da construção, iniciada em 2012.

“Estamos cansados de ver a construção desta creche assim, parada, enquanto muitas mães no conjunto se desdobram para ir deixar as crianças em outras escolas distantes ou simplesmente não colocam os filhos na creche. Toda essa demora gera um prejuízo para a comunidade, é um absurdo”, disse a dona de casa Maria de Fátima Bezerra.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ieda Chaves, a obra da creche teve de ser paralisada devido a alterações no projeto da obra. Ela diz que o serviço conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e que o prédio, embora não tenha nenhuma equipe de vigilância fixa, é patrulhado pela Guarda Civil Municipal (GCM).

“A obra está, em boa parte, concluída, mas teve de ser paralisada porque a empresa construtora solicitou a realização de uma readequação no projeto. Nós encaminhamos a solicitação ao FNDE, que pediu que fosse enviado um novo projeto com as alterações e, até o momento, não enviou resposta ao documento”, declara a secretária.

Ieda Chaves conta ainda que não foi informada sobre o roubo de materiais na unidade. A equipe de reportagem do O Mossoroense encontrou uma viatura da Ronda Preventiva Escolar (Rope) na creche ontem à tarde. Além do roubo, os guardas relataram ainda a quebra de uma das janelas pelos vândalos.