Vacinação contra covid começará na próxima quarta em todos os Estados

Ministério da Saúde discute realizar cerimônia um dia antes do início da campanha

Nesta quinta-feira (14), Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde, afirmou em reunião com prefeitos, que a vacinação contra o novo coronavírus começará no próximo dia 20, às 10h, em todo território nacional, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda o aval para uso emergencial do imunizante no país. A data era apontada pelo Governo Federal como o cenário ‘’mais otimista’’ para o início do processo de imunização.

O Ministério da Saúde pretende realizar um evento no Palácio do Planalto, na terça-feira (19), um dia antes do início da campanha de vacinação. O intuito é vacinar uma pessoa idosa e um profissional de saúde. Embora não haja cerimônia confirmada, o assunto está em discussão.

A ocasião também tem o objetivo de evitar que João Doria, governador de São Paulo, seja protagonista na primeira foto de alguém sendo vacinado no Brasil. A disputa entre Doria e Jair Bolsonaro fez com que o governo acelerasse o plano de imunização, visto que o governador anunciou que em São Paulo, iniciaria o processo no dia 25 de janeiro. Na tentativa de impedir que seu adversário político lucre com este episódio, o presidente antecipou a data da campanha.

Na reunião com os prefeitos, Pazuello reafirmou que 8 milhões de doses de vacinas devem estar disponíveis ainda em janeiro, sendo 2 milhões do modelo de Oxford/AstraZeneca e 6 milhões da Coronavac. Os imunizantes serão entregues pela Fiocruz e Instituto Butantan, respectivamente. A Anvisa decidirá no domingo (17), a liberação ou não para uso emergencial dos dois imunizantes. Com o aval, as doses poderão ser aplicadas na população.

As doses da vacina Oxford/AstraZeneca devem chegar aos estados brasileiros na segunda-feira (18). Nesta sexta-feira (15), um avião sairá de Recife, às 15h, para buscar as doses na índia, com previsão de volta para amanhã (16). O retorno será pelo aeroporto de Galeão, no Rio de Janeiro, cidade onde as doses ficarão armazenadas.

 

Deixe um comentário