Ursap promove reunião sobre Campanha de Vacinação Antirrábica 2015

Com o objetivo de discutir estratégias da campanha de vacinação antirrábica 2015, foi realizada ontem, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), com sede em Pau dos Ferros, uma reunião com os supervisores, coordenadores, vacinadores e agentes de endemias dos 37 municípios da região. A campanha ocorrerá entre os dias 16 de novembro e 15 de janeiro de 2016, sendo o próximo dia 28 o “Dia D”.

A campanha tem por objetivo vacinar as populações de cães e gatos a partir de dois meses de vida em todos os municípios que compõem a 6ª Regional de Saúde, visando a prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo, assim, a possibilidade de ocorrência da raiva humana.

O evento foi conduzido pelos técnicos da VI Ursap, Maria de Fátima Leite, coordenadora de Endemias, e Paulo Bernardino, responsável pela Vigilância Epidemiológica, que chamaram a atenção para a importância do engajamento à campanha para atingir a meta de cobertura vacinal de 90%, o que corresponde a 545.236 animas (421.189 cães e 124.047 gatos) em todo o Rio Grande do Norte. Já na região do Alto Oeste a meta é vacinar 62.466, sendo 41.374 cães e 21.092 gatos. Somente em Pau dos Ferros, são 5.362 (3.984 cães e 1.378 gatos).

Nessa campanha, assim como nas demais, a VI Ursap oferece todo suporte técnico, apoio logístico e distribui os insumos, como as doses da vacina, seringas e agulhas descartáveis. Os recursos financeiros já foram repassados, fundo a fundo, pelo Ministério da Saúde (MS), com a contrapartida da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Durante a reunião, ficou decidido que cada município adotará suas próprias estratégias de vacinação. No entanto, foi sugerido que as ações pudessem ser realizadas de forma articulada, com ampla divulgação e trabalho educativo. Alguns municípios deverão adotar o método da visita de casa em casa – a busca ativa – e, também, disponibilizar postos fixos e volantes.