Unidade Móvel de Trânsito atinge 89% em acordos em 2015
A Unidade Móvel de Trânsito (UMT) da Comarca de Natal atingiu índice de 89% em acordos no ano de 2015. A unidade, vinculada aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado (JECC’s), atendeu a 705 chamados, dos quais 619 terminaram em conciliação entre as partes envolvidas em acidentes.
A UMT existe desde 2008 e em 2015 foi a unidade que recebeu mais elogios dos usuários através da Ouvidoria do TJRN. Na unidade, o conciliador é acompanhado por um policial militar e todo o atendimento é imediato. “Não tem processo, nem demora, por isso que é um serviço aprovado pela população”, destacou o juiz coordenador dos Juizados Especiais do RN, Paulo Maia.
A Unidade Móvel busca dar mais celeridade aos conflitos de trânsito que ocorrem na capital e evitar futuros processos judiciais. O trabalho ocorre da seguinte forma: ao ser convocado, o veículo adaptado vai ao local e o policial analisa a cena e aponta o culpado pela colisão. Após isso, as partes se reúnem com a conciliadora para alcançar uma conciliação.
Para contatar a Unidade Móvel, deve-se ligar para a linha telefônica 190, se o fato tiver ocorrido em vias estaduais, e para os números 3232-4930 ou 3232-9107, se o acidente aconteceu em ruas ou avenidas municipais. Os números são da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (STTU), respectivamente. Ao fazer esta notificação a um desses dois órgãos, o cidadão pode solicitar a presença da Unidade Móvel dos Juizados.