Um debate antecipado

As discussões sobre a provável antecipação de 100 milhões de reais dos recursos dos royalties para Mossoró já começaram antes da matéria chegar à Câmara Municipal. Esse debate é salutar porque a população mediante essa troca de informações entre apoiadores da ideia e os que estão em contrário vai ficar inteirada disso. Pelo que tenho ouvido da maioria das opiniões essa transação será danosa às finanças municipais. Um dado que chama a atenção: a receita dos royalties em 2014 foi de 35 milhões de reais (em números redondos). Neste ano essa dinheirama cairá para 24 milhões.  A  antecipação de receita dos royalties vai sobrecarregar sobremaneira o Orçamento municipal. Pensemos nisso enquanto é tempo.

PAULO NOGUEIRA
Confirmada para o dia 3 de novembro, às 19 horas, a abertura da exposição de fotografias feitas por Paulo Nogueira da Costa. Vai funcionar no Memorial da Resistência. Paulo, como todos sabem, é engenheiro civil e cultua a fotografia como hobby, mas são trabalhos muito profissionais o que ele tem a mostrar. Vamos lá.

TÁRCIO
Tárcio Araújo escolheu a cidade de Lajes e a data de 4 de novembro vindouro (uma quarta-feira) às 20 horas para o lançamento do curta-metragem por ele dirigido e denominado “Aboio: A poesia do vaqueiro”. O local será a praça da cidade de Lajes e dali ele sairá para percorrer diversas cidades brasileiras dentro do Circuito de Exibições “Revelando os Brasis”.

CINEMA
A produção cinematográfica acima tem a assinatura de Francisco Tárcio Araújo Pereira, que não é outro senão o nosso considerado Tárcio Araújo, um premiado radialista de sucesso, agora brilhando nos microfones da FM-105 ao lado de Fábio Oliveira no “Jornal das Cinco” (de segunda a sexta-feira das 17 às 18 horas).

MAÇONARIA
A Loja Maçônica “Liberdade” vai promover uma rifa de um carro zero-quilômetro. Cada bilhete custará 300 reais. O saldo líquido dessa iniciativa será revertido para a construção de mais 36 leitos na enfermagem no Hospital Regional Tarcísio Maia. Os municípios da região estão sendo chamados a contribuir adquirindo 3 bilhetes cada um.

ASCRIM
A comemoração do primeiro aniversário da Associação dos Escritores de Mossoró – Ascrim, irá ensejar a realização de uma sessão solene no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Será às 18 horas deste dia 29 de outubro quando o presidente Francisco José da Silva Neto e o vice-presidente Milton Marques de Medeiros conduzirão a sessão solene.

TOCANDO EM FRENTE
Ouvi uma gravação em DVD que eu classifico de magistral. Nosso conterrâneo João Mossoró (que nós chamávamos de “Fii”) interpretando a mais linda canção que se conhece e que é batizada de “Tocando em frente”, autoria de Almir Satter. Uma coisa fora do comum. Parabéns, João Mossoró.

RENAIS
O senador Garibaldi Alves Filho participou de uma reunião no Ministério da Saúde onde se discutiu a situação das clínicas de nefrologia do Brasil, aquelas que tratam dos problemas dos renais crônicos, transplantados, pacientes em diálise, etc. O ministro se comprometeu em ver a situação. As clínicas de diálise dizem que não querem nenhum aumento. Só a correção monetária nos preços dos procedimentos.

DEBATE
Nos quatro dias que antecederão o pleito na OAB será realizado um debate entre os dois candidatos a presidente. Será em 12 de novembro e a eleição será no dia 16 daquele mês. Local: auditório da subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mossoró.

MORTES
Só neste ano da graça de 2015 aqui em Mossoró já foram assassinadas 131 pessoas. Isso corresponde a um quantitativo de vítimas de queda de um avião Boeing 737-300. E a pensar que ainda teremos dois meses deste ano pela frente…

GREVE
A greve dos bancários terminou, mas não na sua totalidade. Apenas os bancos particulares suspenderam o movimento. Os bancos oficiais: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste ontem estavam de portas atravancadas.

IZABEL
A vereadora Izabel Montenegro desmentiu ontem no “Ponto por Ponto” da Rádio Rural que ela esteja articulando sua mudança do PMDB para o PSD. Não é verdade. Izabel disse que além de não ter articulado assim, da mesma forma nunca foi convidada para essa outra agremiação.

ESVAZIAMENTO
Agora, Izabel Montenegro reconhece que o PMDB mossoroense está vivendo um processo de esvaziamento. E ela citou nominalmente várias lideranças que deixaram ou estão deixando o partido.

SOCIALISTAS
Circula lá por Natal a versão dando contas de que o PSB nacional já teria decidido entregar a liderança desse partido no Rio Grande do Norte aos deputados Ricardo Motta e Rafael Motta. Diz-se mais que a ex-governadora Wilma de Faria não teria como sobreviver nessa legenda com essas novas lideranças. Aguardemos o passar dos dias.

REGY
Neste dia 30 de outubro será realizada mais uma edição da Câmara Cultural, desta feita no Memorial da Resistência. Será uma homenagem de vários cantores mossoroenses à música brega com destaque para o saudoso Regy Campelo. Início: 20 horas.