Ufersa entrega primeira cadeira motorizada para aluno do Campus Caraúbas

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) iniciou na quarta-feira, dia 07, a entrega das cadeiras motorizadas adquiridas pela Universidade por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A Ufersa Caraúbas foi a primeira unidade da instituição contemplada com a cadeira que suporta até 140 kg e é movida a bateria.

Participaram da entrega o reitor da universidade, professor José de Arimatea de Matos, e a Coordenadora de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (Caadis), a professora Luciana Mafra.

Segundo a Caadis, a cadeira será de uso compartilhado para os estudantes cadeirantes matriculados no campus. O aluno de Ciência & Tecnologia, Gleison Medeiros, é um dos que passam a utilizar a cadeira para auxiliar a sua mobilidade interna entre os setores do campus. O jovem que tem distrofia muscular andava numa cadeira de rodas e tinha dificuldades de se locomover entre o bloco de salas de aula e o Centro de Convivência, por exemplo.

“Sou muito grato pela chegada da cadeira, agora vai dar para circular de forma mais fácil e ágil pelos setores”, comemorou o jovem que é natural de São Paulo e está na Ufersa há pouco mais de 1 ano.

A entrega da cadeira motorizada emocionou Gleison e foi aplaudida por todos os colegas e amigos do universitário. “Essa entrega de hoje não representa nenhuma generosidade, estamos cumprindo uma obrigação, atendendo uma lei”, esclareceu a professora Luciana Mafra para o Gleison e todos os estudantes de Caraúbas.

O Reitor, o professor José de Arimatea, fez a entrega oficial da cadeira e esclareceu que a Ufersa vem garantindo acessibilidade e mais inclusão ao dotar os campi com esse tipo de equipamento. “A cadeira vai servir a Gleison e todos os cadeirantes que venham estudar na Ufersa. Além disso estamos investindo em obras e adquirindo equipamentos para melhorar ainda mais a acessibilidade, como os mapas táteis que serão instalados pela Universidade”, destacou o reitor.

Depois de Caraúbas, a Caadis deve entregar a cadeira motorizada do Campus de Pau dos Ferros. A ideia é que cada unidade da Ufersa disponha do equipamento.