Crianças de três escolas municipais da comunidade Alagoinha foram presenteadas.

Ufersa entrega mais de 400 caixas de chocolate a crianças carentes

A sexta edição da Campanha de Páscoa da Ufersa “Faça uma criança mais feliz” terminou com a entrega de todas as caixas de chocolate arrecadadas ao longo do mês de março, período que vigorou a iniciativa. Diferente dos anos anteriores, em 2018, a Campanha voltou as atenções para as crianças carentes de comunidades rurais de Mossoró. E dentro desse novo formato, as crianças das comunidades da Alagoinha foram as grandes beneficiadas.

Na quarta-feira, 28, aconteceu a programação de encerramento da Campanha dentro da Fazenda Experimental da Universidade, que funciona na Alagoinha. Cerca de 200 crianças de três escolas municipais da comunidade foram levadas para festejar a Páscoa e participar de todas as atividades lúdicas oferecidas este ano pela Ufersa.

A programação começou às 8h com a recepção aos estudantes e as brincadeiras da Palhaça “Paçoca”, interpretada por Gorete Alves. Depois foi a vez dos “Andarilhos de Mossoró” passarem sua mensagem à criançada. Lideradas pelos estudantes de Educação do Campo da Ufersa, Rogenildo Silva e Luiza Maria, a turma dos “Andarilhos” falou de respeito, valores, meio ambiente, regionalismos, tudo de forma simples e divertida. Rogenildo ainda aproveitou o momento para interagir com a garotada por meio de outro personagem, o “Juquinha”, um fantoche interpretado pelo próprio aluno.

 

MG_6711-e1522277862948

 

O objetivo da Campanha foi também proporcionar uma aula de campo para as crianças e foi a partir daí que veio a equipe do projeto “Sem abelha, sem alimento”, desenvolvido na própria Fazenda Experimental por estudantes da pós-graduação da Ufersa, sob a coordenação da professora Kátia Gramacho. A equipe entrou no clima da alegria e se vestiu com adereços para lembrar que as abelhas são essenciais para o ecossistema e, principalmente, para a produção de alimentos. “Precisamos dessa educação ambiental desde cedo para mostrar a essas crianças e aos pais delas que as abelhas são fundamentais no meio ambiente”, defendeu a professora Kátia.

A equipe do projeto caprichou na mensagem e ainda entregou a cada criança um favo para mostrar que o mel é um alimento. Com o recado dado, a organização encerrou a programação da Campanha de Páscoa distribuindo para cada menino e menina uma caixa de chocolate. Este dia temático foi acompanhado pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, pela Coordenadora da Campanha, a professora Ludimilla Carvalho Oliveira e por toda a organização da iniciativa.

A professora Ludimilla comemorou os resultados obtidos nesta sexta edição da Campanha de Páscoa da Ufersa e agradeceu o empenho dos artistas e dos parceiros: Sintest, Assufersa e Produtos Ísis, que distribuíram iogurtes e sucos da marca para todos os participantes. “É mais uma ação de cidadania, de responsabilidade social que a Universidade desenvolve. Estamos muito felizes e satisfeitos com as doações e com toda a programação elaborada para este encerramento”, falou Ludimilla.

O Reitor também enalteceu a campanha e falou da importância de aproximar a comunidade das ações desenvolvidas pela Ufersa. “Essas crianças poderão ser futuros alunos e alunas da Ufersa e é muito importante, desde cedo, mostrar a Universidade, o que se produz e trazê-las ao nosso ambiente. E nada melhor que fazer isso com essas ações lúdicas que envolvem toda a comunidade”, defendeu o Reitor Arimatea.