Ufersa e UFRN são as Instituições de Ensino Superior mais bem avaliadas do Estado

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foram apontadas pelo Ministério da Educação (MEC) como as duas melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado. As Universidades obtiveram conceito 4 na avaliação do MEC.

O conceito 5 é o máximo na avaliação, mas não foi atingido por nenhuma das universidades do Estado.

A UFRN ficou com um Índice Geral de Cursoscontínuo de 3,665 e a Ufersa ficou com IGC contínuo de 3,283. A Universidade Potiguar (UnP) saiu atrás das duas instituições públicas e registrou apenas 2,394 de IGC, além de conceito 3.

Para serem reprovadas, as instituições precisam ficar abaixo da faixa 2 do IGC, que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.

Calculado anualmente, o IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso, que levam em conta o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a infraestrutura da instituição e a qualidade do corpo docente.

O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Notas 1 e 2 são insuficientes para a avaliação e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das penalizações possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que as instituições apontem soluções para melhora do desempenho.