Ufersa debate incentivos à pesquisa e produção científica

Na próxima quarta-feira, dia 14 de abril, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido realiza palestra sobre os impactos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação para a produção científica brasileira. O evento está marcado para as 16h no auditório da PROPPG, Câmpus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e é aberto à comunidade acadêmica.

A palestra será ministrada pelo professor Gesil Sampaio Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz, que participou da elaboração do projeto da Lei nº 13.243, sancionada pela Presidenta da República no começo deste ano.

O texto aprovado da Lei da Ciência e Tecnologia estabelece medidas de estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação no Brasil, sobretudo em ambientes como as universidades.

O professor Alex Araújo, coordenador do NIT-Ufersa, defende o encontro para os professores, técnicos e alunos, na discussão sobre os benefícios e formas de ampliar a produção científica na universidade.

Alex Araújo ressalta a inda a importância do debate com o professor Gesil Sampaio, que também é coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), representante dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Bahia na Rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Bahia (RePITTec) e diretor Técnico de Arcabouço Legal do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC).