Nesta sexta, 29, foi realizada a Assembleia Universitária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) que celebrou 20 anos de sua instituição. O evento, que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do ministro da Educação, Camilo Santana, foi antecedida pela visita ao Campus Central da Universidade.
O início do sonho
O sonho que começou em 1967, com a criação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), tornou-se realidade em 2005, quando a lei federal sancionada pelo presidente Lula transformou a escola em universidade.
Esse marco histórico só foi possível graças ao esforço coletivo de lideranças políticas, acadêmicas e sociais. Entre os nomes que marcaram essa trajetória, segundo o ex-reitor Josivan Barbosa, está o da deputada federal Sandra Rosado, que em 2003 levou ao então ministro da Educação, Cristovam Buarque, o requerimento sugerindo oficialmente a transformação da ESAM em universidade. Além disso, foi relatora do projeto de aprovação no Congresso Nacional, garantindo a tramitação célere e articulada.
Outro destaque foi a atuação da então senadora e hoje governadora Fátima Bezerra, autora do projeto de lei que deu origem à UFERSA. Fátima sempre esteve ao lado das lutas da universidade e, atualmente, como governadora, segue mostrando afinidade e compromisso com os projetos da instituição e com o desenvolvimento do Semiárido.
Durante a celebração dos 20 anos, o atual reitor, Rodrigo Codes, ressaltou a importância da união de esforços em torno da UFERSA:
“Em nome da ex-deputada Sandra Rosado, que foi relatora do projeto de lei que aprovou a instituição da Ufersa, agradeço a todos os políticos que sempre estiveram ao lado da UFERSA”, destacou
A governadora Fátima Bezerra enalteceu o compromisso do governo Lula com a educação e também agradeceu a ex-deputada Sandra Rosado , lembrando que ela lutou pela instituição da Ufersa , porque assim como ela sabia da importância da universidade para Mossoró, para o Rio Grande do Norte e do Brasil
“Duas décadas depois, a UFERSA é referência em educação superior pública no Semiárido, oferecendo dezenas de cursos de graduação e pós-graduação, ampliando oportunidades e transformando realidades. Isso significa que vale a pena lutar pela Educação. Sem educação não há democracia”, disse Fátima Bezerra.
Celebrar os 20 anos da UFERSA é valorizar não apenas uma instituição, mas também a força coletiva de quem acreditou que a educação seria o maior instrumento de desenvolvimento para Mossoró, o Rio Grande do Norte e todo o Semiárido.
“Saio impressionado com a energia de todos, que lutam por melhorias e acreditam no futuro da nossa instituição. Essa é a essência da democracia: reivindicar, participar e acreditar. Quero reforçar trazendo um abraço forte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para toda a população de Mossoró. O presidente tem profundo respeito pela história da UFERSA, que completa 20 anos, e reafirma seu compromisso com a educação pública como caminho para transformar vidas e fortalecer o Brasil”, finalizou Camilo Santana.
A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da governadora Fátima Bezerra, dos deputados Fernando Mineiro, Isolda Dantas e Divaneide Basílio, além dos ex-reitores Arimatéa de Matos e Josivan Barbosa, ambos homenageados, e outras personalidades importantes que marcaram a história da instituição.
Com informações do ex-reitor Josivan Barbosa




