Uern TV destaca empreendedorismo de apicultores mossoroenses

O empreendedorismo potiguar foi tema de reportagem produzida pela Uern TV, canal de televisão mantido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com o Canal Futura. A equipe da Universidade entrevistou produtores de mel no Projeto de Assentamento (PA) Boa Fé, na zona rural de Mossoró, que fazem ainda cosméticos, trufas, doces, xampus e outros produtos à base de mel e própolis.

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), somente 16 apicultores potiguares possuem o selo do Serviço de Inspeção do Ministério da Agricultura, exigindo que os produtos de origem animal sejam comercializados fora do Estado. O Sebrae está capacitando mais 22 apicultores, incluindo os produtores de Mossoró, para que obtenham a certificação federal.

Além das orientações para obtenção do selo do Ministério da Agricultura, o Sebrae/RN orienta também os produtores a diversificarem a produção e as técnicas de manejo das colmeias.

“Com essa orientação, alguns produtores passaram a diversificar seus negócios. A orientação do Sebrae é que a apitoxina, veneno encontrado no ferrão das abelhas e que tem uma forte demanda do mercado farmacêutico e de cosméticos, seja usada como opção na entressafra de mel, devido a sua grande viabilidade econômica para o negócio”, explica o gestor de apicultura do Sebrae-RN, Lecy Gadelha.

Interessados em assistir a matéria produzida sobre os apicultores do PA Boa Fé podem encontrar o material na internet, na página da Uern TV no YouTube (youtube.com\ uerntv).