Uern desenvolve projeto de ressocialização no Complexo Penal Agrícola Mário Negócio

A Diretoria de Ações Inclusivas (Dain), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realiza oficinas de música, teatro, dança e aulas de libras e atividades como origami aos apenados do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio através do projeto “Histórias de vida em Música, Desenhos e Teatro”.

“Com este projeto, devolvemos direitos aos internos, como o direito à música, à vida, ao estudo, ao conhecimento sobre meio ambiente, à socialização e o direito a voltar para o convívio social, que exige um trabalho permanente, sistemático e constante”, disse a professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da Dain.

A professora explica que as atividades desenvolvidas no projeto variam conforme o interesse e habilidades dos apenados. A iniciativa teve início em setembro do ano passado e deve seguir até setembro de 2017. As ações envolvem o trabalho de professores, alunos de cursos de pós-graduação da Uern e técnicos da Dain, além de membros do Grupo de Teatro Arruaça.

“Nós não somos só pessoas que precisam do alimento físico. Precisamos de muitos alimentos e o principal é a presença do outro em nossas vidas. É o outro que nos escuta, é o outro que atende as nossas necessidades. Mesmo estando privados da liberdade, os apenados não estão privados dos outros direitos, pois são sujeitos de direitos”, afirma Ana Lúcia Aguiar.