Uern avança na oferta de cursos de pós-graduação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) avança na pós-graduação. Além da aprovação de três cursos de Mestrado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a instituição aprovou também na semana passada dois cursos de Doutorados Interinstitucional (Dinter), nas áreas de Economia e Desenvolvimento Urbano.

O Dinter em Economia é realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e tem como instituição promotora a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já o Dinter em Desenvolvimento Urbano é articulado com os docentes do campus da Uern de Pau dos Ferros e tem como instituição promotora a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares, afirma que a Uern aguarda ainda a apreciação de mais três propostas que foram encaminhadas pela Instituição. “Encaminhamos oito propostas, até agora foram avaliadas cinco, das quais três foram aprovadas. Acreditamos que em fevereiro, quando a Capes retorna do recesso, as outras três propostas serão apreciadas”, estima João Maria.

O reitor Pedro Fernandes parabeniza todos os professores envolvidos e comemora essa conquista ao final do semestre. “Esse é um trabalho que mostra todo o potencial da Uern. É excelente compartilhar essa alegria com a comunidade uerniana e a sociedade como um todo”, conclui o reitor.

Expectativa é de que os editais sejam lançados no final de fevereiro

O professor Jean Maccole, coordenador do Mestrado em Ensino, realizado em parceria com a Ufersa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), afirma que em breve será comunicada a seleção para a primeira turma para novos cursos de pós-graduação. A previsão é que os editais sejam lançados no final de fevereiro.

“Essa nossa conquista, dos docentes que subscreveram a proposta e da comunidade acadêmica das três IES, contou com apoio inestimável de Tânia Cremonini Araújo Jorge, coordenadora da área de Ensino da Capes, e de Maria Lúcia Pessoa Sampaio, do CTC-EB e da Uern/Cameam”, afirmou o professor Jean Maccole, agradecendo aos apoios obtidos na Uern, Ufersa e IFRN.

Com esses três novos cursos, a Uern passa a contar com 19 cursos de pós-graduação, sendo 17 mestrados e 2 doutorados. “Esse resultado é fruto de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos pela Uern, iniciando com a capacitação docente. Precisamos parabenizar todos os professores, a administração e a instituição como um todo”, comenta João Maria.

Foram aprovados:

Mestrado em Ensino: Em associação Uern/Ufersa/IFRN. Sediado em Mossoró, coordenado pelo professor Jean Maccole, da Faculdade de Educação. Área de Concentração: Ensino na Escola Pública. Estão envolvidos 14 docentes, dos quais quatro são da Uern. Deve ofertar 15 vagas.

Mestrado em Ciências da Linguagem: Coordenado pelo professor Moisés Batista, da Faculdade de Letras e Artes (FALA). Área de Concentração: Linguagens e Sociedade. Estão envolvidos 14 docentes, sendo 12 da Uern e mais 2 convidados. Deve ofertar 15 vagas.

Mestrado em Economia: Coordenado pelo professor Rodolfo Ferreira, do Departamento de Economia. Área de Concentração: Economia Aplicada. Estão envolvidos 7 docentes, sendo 5 da Uern e 2 convidados. Oferta inicial de 7 vagas

Além dos mestrados, a Uern também será beneficiada com mais dois cursos de Doutorado Interinstitucional (DINTER), que são voltados à capacitação dos docentes.
Dinter Economia.

Realizado em parceria com a Ufersa. Instituição promotora: UFPB/ Instituição Receptora: Uern.

Dinter Desenvolvimento Urbano
Articulado com os docentes do Campus de Pau dos Ferros. Instituição promotora: UFPE/ Instituição Receptora: Uern.