TSE realiza nova sessão do Plenário Virtual a partir desta sexta-feira (15)

Pauta inclui consulta formulada pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) sobre a utilização de recursos do Fundo Partidário

tre-pr tse fachada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, a partir desta sexta-feira (15), uma nova sessão virtual de julgamento, que se encerrará no dia 21 de maio. Entre os vários processos na pauta do Plenário Virtual, destacam-se duas consultas, sendo uma delas formulada pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) a respeito da utilização de recursos do Fundo Partidário fora das hipóteses previstas no artigo 44 da Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos). Também devem ser analisados um habeas corpus e duas representações.

As sessões virtuais de julgamento do TSE foram instituídas pelo Plenário da Corte no dia 5 de novembro de 2019. A medida cumpre o que estabelece a Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso LXXVIII, que assegura a razoável duração do processo e os meios que garantam a rapidez de sua tramitação.

No Plenário Virtual, o ministro relator do processo disponibiliza no sistema sua proposta de decisão contendo ementa, relatório e voto. Os demais ministros do Colegiado têm sete dias para examinar a matéria e manifestar seu voto.

Quando tramitar em meio físico e for incluído em sessão de julgamento por meio eletrônico, o feito é automaticamente cadastrado no Processo Judicial Eletrônico (PJe), com o objetivo exclusivo de operacionalizar o procedimento.

Com a mudança na rotina imposta pelo combate à pandemia do novo coronavírus, as sessões virtuais, disciplinadas pela Resolução TSE nº 23.598/2019, passarão a ser mais frequentes.

Confira a pauta da sessão virtual que se inicia nesta sexta-feira (15).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *