Trump manda secretário de Estado para representar EUA na posse de Bolsonaro
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, será o principal nome da delegação que representará o governo do país na posse de Jair Bolsonaro como novo presidente do Brasil, em 1º de janeiro.
Em comunicado, o escritório de imprensa da Casa Branca anunciou na última segunda-feira que a delegação será composta, além de Pompeo, pelo administrador da Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional (Usaid), Mark Green; o encarregado de negócios no Brasil, William Popp; e o diretor para assuntos de América Latina do Conselho de Segurança Nacional, Mauricio Claver-Carone.
Após a vitória nas eleições de outubro, de receber uma ligação de Donald Trump e uma visita de John Bolton, assessor de Segurança Nacional dos EUA, Bolsonaro chegou a afirmar que havia uma possibilidade de o presidente americano vir ao Brasil para a posse, o que não se concretizará de acordo com o comunicado da Casa Branca
Durante a visita ao Rio, o assessor do presidente americano repassou o convite de Trump para que Bolsonaro vá aos EUA.
“A chegada de Bolsonaro é uma enorme mudança em relação ao passado”, disse Bolton recentemente sobre a eleição no Brasil.
Trump foi um dos primeiros líderes mundiais a ligar para Bolsonaro depois após a vitória sobre Fernando Haddad (PT). Na conversa, o presidente americano disse que esperava uma maior aproximação entre os dois países, especialmente em assuntos comerciais e de cooperação militar.
Agência EFE