Triagem seleciona pacientes para cirurgia gratuita pela Operação Sorriso

Começou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a triagem de pacientes para realização de cirurgias corretivas gratuitas de fenda palatina e lábio leporino em Mossoró. A avaliação e seleção dos 60 pacientes que serão operados na cidade pela ONG Operação Sorriso teve início às 8h no Centro Clínico Prof. Vingt-Un Rosado (antigo PAM do Bom Jardim).

As cirurgias serão realizadas entre os dias 18 e 21 deste mês, no Hospital Wilson Rosado, parceiro da ONG. A última vez que a Operação Sorriso passou por Mossoró, em agosto do ano passado, 51 pacientes foram beneficiados.

Pós-operatório

Os pacientes operados durante a passagem da Operação Sorriso por Mossoró receberão acompanhamento pós-operatório no Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado durante um ano. Durante este período será prestado atendimento odontológico e fonoaudiológico com os profissionais de saúde da cidade.

Quem não for morador de Mossoró será encaminhado para dar continuidade ao tratamento na cidade onde residir.

A ONG Operação reúne profissionais de 60 países e, em quase 35 anos de trabalho, já operou mais de 220 mil pessoas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada três minutos, nasce uma criança com deformidade facial no mundo, o que resulta na média de uma criança com fissura para cada 650 nascidas. A estimativa é que existam cerca de 280 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o Brasil.