TOQUE ESPORTIVO: VÁ AO NOGUEIRÃO, MARQUE UM GOL E VENÇA A HEPATITE

POR SÉRGIO OLIVEIRA

 

Um encontro diferente vem sendo agendado para o estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira – O Nogueirão. E o espaço do futebol também abrigará outras modalidades esportivas, ou melhor, acolherá os seus atletas. Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde que contará com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, colocará em prática a missão de cidadania e solidariedade. No dia 28 de julho realiza-se o combate pelo Dia Mundial da Hepatite Viral. Nesta data será realizada ação de testagem rápida, vacinação e palestra no Estádio Nogueirão, a partir das 07:30, e o público alvo será formado por atletas e ex-atletas a partir de 40 anos de idade. De todas as modalidades esportivas. Para participar é só efetuar inscrição, procedimento já iniciado no próprio local do evento, das 08:00 às 16:00. O material de divulgação diz que a vacinação contra Hepatite B é a melhor forma de prevenção. Já a Hepatite C tem cura, é só fazer o teste rápido e, se necessário, iniciar de imediato o tratamento. Além do espaço disponível no Nogueirão para esse evento específico, é bom lembrar que todo esse procedimento de vacinação e testagem, para os dois tipos de hepatite, as pessoas poderão procurar pois estarão disponíveis pela SUS. Minha gente, sempre é bom bater na mesma tecla de que, prevenir é o melhor remédio. Então você que é atleta ou ex-atleta dentro das definições já especificadas no começo do texto, vá ao Nogueirão no dia 28, marque um gol e vença a hepatite. Quem me mandou o recado do evento foi o professor Onesimar Fernandes, ex-jogador profissional de futebol, certamente em trabalho de colaboração com seu amigo e secretário de esportes, Júnior Xavier. Votos de sucesso.

 

 

FUTEBOL, NEM TUDO É GLAMOUR

 

Essa é uma verdade que precisa ser dita e repetida, no futebol nem tudo é glamour. Não se enganem com a vida luxuosa de alguns, pois a maioria enfrenta sérias dificuldades durante e, principalmente depois de encerrar a carreira de jogador de futebol. Conheço vários casos que vão além daqueles de maior repercussão nacional. Aqui, pertinho de nós, tem ex-atleta que só no período da pandemia, por perder o emprego, passou a depender de doação de cestas básicas para colocar comida em sua casa.

E agora, o caso mais recente, a prisão do ex-jogador Lúcio Curió, com passagem por clubes do Rio Grande do Norte e da Paraíba. E foi justamente no segundo estado que aconteceu o fato. Lúcio Curió foi preso acusado de associação para o tráfico. Estaria ele, segundo denúncia, fornecendo e guardando armas para traficantes. Longe dos campos tem até ex-jogador de seleção brasileira sendo encontrado morando em vala de esgoto em Portugal. Caso mostrado pelo Fantástico. Poderia continuar só em Mossoró e no RN, daria para preencher a coluna, mas vou parar por aqui dizendo o seguinte: Fiquem atentos, aproveitem de forma responsável o curto período de atleta para garantir sua sobrevivência na aposentadoria.

 

CONVITE

 

A diretoria do Potiguar fez a escolha certa, porém para o profissional escolhido o momento não permitiu aceitar o convite. O professor Onesimar Fernandes recebeu o convite para assumir o departamento de futebol do alvirrubro, porém depois de consultar sua família e avaliar outras prioridades profissionais do momento, agradeceu e não teve condições de aceitar. Ele me revelou que estava disposto, porém no momento é impossível. A direção do Time Macho trabalhou rápido e preencheu o cargo com, o também ex-jogador do clube, Márcio Cardoso. Nos dois casos o clube escolheu bem, são pessoas que conhecem do assunto e sempre se mostraram responsáveis em suas atividades profissionais. Desejar então sucesso ao Márcio Cardoso.

 

COMPETÊNCIA

 

Faltou competência ao time do Internacional-RS para se tornar em mais um brasileiro a garantir vaga na fase seguinte da Taça Libertadores da América. Futebol, principalmente no primeiro tempo, o time mostrou ao chegar várias vezes em condições de finalizar em gol. Seus jogadores é que não tiveram a competência necessária para transformar o domínio em vitória. Até cobrança de pênalti no tempo regulamentar foi desperdiçada. Eu diria, ao ser eliminado nos tiros livres da marca do pênalti, 4×5, o Inter perdeu para ele mesmo, pois o time paraguaio do Olimpia, em nenhum minuto do jogo mostrou qualidade suficiente para sair de campo vencedor. Sem vencer no tempo normal, tudo se transformou em incertezas na decisão por pênaltis. Deu Olimpia que será adversário do Flamengo nas quartas de final.

 

BRASILEIROS

 

Infelizmente, como nos conta a nota supra, o Internacional não conseguiu aumentar a lista da brasileiros na fase seguinte da Copa Libertadores da América. Vamos saber então quem são os brasileiros e quais os confrontos que terão pela frente. O jogo que ficou bem interessante estará colocando em campo um clássico nacional. Um dos jogos das quartas de final será entre Palmeiras e São Paulo. Se olharmos para o desenho dos dois no Campeonato Brasileiro, podemos apontar o Palmeiras como favorito, já que é líder e o São Paulo próximo a zona do rebaixamento. O outro brasileiro é o Flamengo que encara o Olimpia do Paraguai. E por fim o Atlético-MG que terá pela frente o River Plate da Argentina. Ainda briga por uma vaga o Fluminense que enfrentará o Cerro Porteño na segunda partida. Venceu a primeira por 2 a 0. Excelente vantagem.

 

LÍNGUA

 

Para jogadores e também treinadores que mudam de país para continuar trabalhando, o grande obstáculo comum a todos eles é a língua, o idioma que se fala em cada país. E nessa mudança, nem mesmo os portugueses que estão vindo trabalhar no Brasil, país de língua portuguesa, estão encontrando facilidade. Agora, imagine se esse treinador é um argentino ou outra nacionalidade com idioma mais diferente ainda. É caso do argentino Hernán Crespo, técnico do São Paulo que tem recorrido as aulas no instagran para poder conversar com seus jogadores. Enquanto não domina, recorre a um tradutor desde o dia da sua apresentação. Fico imaginando quando saem para treinar nos Emirados Árabes, China ou Japão. Conselho: Quem joga hoje e quer sair ou pretende ser treinador e trabalhar fora, recomendamos, no mínimo, os cursos de inglês e espanhol.

 

DECISÃO

 

Escala para os jogos do domingo da Escola de Arbitragem Kaio Jefferson de Sousa Braz, diretor Josué Araújo de Oliveira. Campeonato da Maisa –  1° jogo as 07:45 com 15 de tolerância, União Bom Jardim x Esporte Tibau e no 2° jogo às 09:00, Pau Branco x TIGRE. Arbitragem de Henrique Alves, Carlos Ênio Carneiro e Lucas Saldanha Jales. Campeonato de Veneza em Baraúna, tem decisão da Copa Dega, organização Auricelio. Jogam às 08:15 com 15 de tolerância, Molecada FC x Vila Nova FC, com arbitragem de Morais Suassuna, Josué Araújo e Pedro Marajó Maia. Contatos pelos telefones (84) 9 8786 – 0335 OI ZAP e (84) 9 9971 – 0323  TIM.

 

Rapidinhas

 

  • FUTEBOL brasileiro começou bem os Jogos Olímpicos. Torcer por novas vitórias.

 

  • VÔLEI do Brasil chegou forte no Japão. A seleção masculina é favorita e a feminina uma das candidatas ao ouro.

 

  • OUTRAS modalidades, como judô e canoagem também carregam esperança de medalhas.

 

  • CARIOCAS Botafogo e Vasco mudando de treinador. E preciso reagir no campo. Série B é complicada.