TOQUE ESPORTIVO – REAÇÃO FOGO DO PALHA

POR SÉRGIO OLIVEIRA

 

Isso mesmo, reação fogo de palha, e palha seca. Queima rapidinho e só produz cinzas. Assim podemos resumir aquelas três vitórias em sequência do Potiguar no Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte. A conclusão vem junta com a nova sequência de resultados negativos e, o pior, com goleadas. Em dois jogos foram 07 gols sofridos, quatro do América e três do último colocado da competição, o Santa Cruz de Natal. O time até animou o seu torcedor nas três vitórias, inclusive evoluindo para um bom futebol, não foram resultados do acaso, soube construir com qualidade o placar. Porém, parece que acabou e hoje não passa mais confiança. Já fica a incerteza do que poderá acontecer diante do ASSU, seu próximo jogo. E para deixar o ambiente mais desorganizado, o seu treinador Luciano Quadros não consegue ficar por muito tempo no comando. Na partida contra o América quem dirigiu o time foi o preparador físico, Luciano estava cumprindo suspensão. Retornou contra o Santa Cruz, quando seu time perdeu por 3 a 0, e novamente foi expulso. A diretoria precisa conversar e pedir mais calma, pois esse nervosismo fora do campo também atrapalha o rendimento dos jogadores. Embora não seja apenas esse o motivo dos insucessos do alvirrubro no estadual. Enfim, o time perdeu o foco, a confiança e seus últimos jogos. Poderia brigar para, por exemplo, repetir o que fez o Globo no primeiro turno, mas com esse fraco rendimento tende apenas lutar contra o rebaixamento.

 

OS BASTIDORES DO BARAÚNAS

 

No retorno do Toque Esportivo ao jornal O Mossoroense, agora em versão online, eu transferi a pergunta de torcedores do Baraúnas que querem saber quando será o seu retorno, participando de um campeonato oficial. Eis que a resposta veio rápido e, pelo que fiquei sabendo, pasmem, apensar de todas as dificuldades, ainda tem gente fazendo confusão nos bastidores do clube. Ao invés de somar esforços para viabilizar o retorno do Leão do Oeste aos gramados, estão soltando farpas em um misto de vaidade e falta de juízo mesmo. A impressão é, tem gente pensando mais em uma promoção pessoal quando poderia gastar suas energias resolvendo os entraves que impedem o tão desejado retorno.

Com não citei nomes, por enquanto, também não irei desenhar o que conheço sobre o que cada um fez pelo clube, optei nesse momento, em favor do Baraúnas, reforçar o apelo por união, do contrário vão seguir nadando e morrendo na praia. O tricolor e a sua apaixonada torcida não merece isso. Lembro do dia, aqui mesmo nas páginas de O Mossoroense na versão impressa, quando lancei uma campanha para livrar o Baraúnas do licenciamento forçado e, de pronto, o presidente da época, Umbelino Filho, o “Bila”, conseguiu levantar os recursos necessários para pagar a dívida que era cobrada. Se continuar com a pendenga pedirei autorização ao meu interlocutor para tornar público os bastidores do Baraúnas.

 

PROTESTOS

 

A manifestação de torcedores em dia de jogo vai fazendo escola pelo mundo e cancelando jogos. Na Inglaterra um estádio foi invadido por torcedores e uma partida do campeonato inglês teve que ser cancelada. A atitude dos ingleses atravessou o continente e pode ser repetida na Argentina. É o que andam prometendo em protesto contra o governo do país. O ato pode acontecer nesta quinta-feira, 06, quando tem jogo da Libertadores programado, inclusive com a participação de brasileiro, o Fluminense.

 

CONQUISTAS

 

Vitória com conquistas no plural. O placar de 2 a 0 contra o América jogando na Arena das Dunas em Natal, não valeu apenas a conquista do primeiro turno do Campeonato Estadual ao time do Globo da cidade de Ceará-Mirim. Foi um resultado maiúsculo que rendeu a Águia uma vaga na Copa do Brasil de 2022 e a participação no Campeonato Brasileiro da Série D, ainda em 2021, ou seja, já tem temporada cheia. Lembrando que o América de Natal jogava pelo empate para garantir o turno e a presença na final do certame.

 

VANTAGEM 

 

E a Copa do Nordeste 2021 caminha para o seu final. A grande vantagem para o confronto decisivo no sábado, 08 em Fortaleza, é da equipe do Ceará. O Vovô foi a Salvador no último final de semana e venceu o Bahia por 1 a 0. Agora, no Castelão, fica com o título de melhor time da região com o simples empate. Complicou para o tricolor baiano que terá que reverter o quadro fora dos seus domínios. Prato cheio, no Castelão, para o representante cearense. Mas não vamos esquecer, estamos falando de futebol onde tudo pode acontecer fora de qualquer previsão.

 

A TOCHA

 

Segue complicada a realização dos Jogos Olímpicos no Jopão. Em meio as novas restrições no país por conta do avanço dos casos de Covid-19, a programação de revezamento da tocha olímpica também vem sendo duramente modificada. Vários trechos já foram cancelados e até mesmo a programação que estava pronta para o dia 01 de maio. Como já escrevi em outra oportunidade, estão forçando a barra, tudo por conta do dinheiro, para a realização dos jogos. Lembro mais uma vez que algumas delegações já estão desfalcadas por conta do coronavírus. Mesmo assim o Comitê Olímpico Internacional insiste com a sua realização.

 

FUTURO

 

Depois de fracassar nas disputas do primeiro turno do Campeonato Estadual e na Copa do Nordeste, a diretoria do ABC já planeja o futuro. No segundo semestre o alvinegro terá pela frente o brasileirão da Série D. E, até lá, ainda disputará o turno dois do estadual e a Copa do Brasil. Sendo assim a diretoria resolveu ir ao mercado e contratar. O último anúncio foi do acerto com o jogador Claudinho, atacante experiente de 29 anos com passagem pelo Mirassol, Novo Hamburgo e Ituano. Ele fica, esse foi o acerto anunciado, até o final da Série D do Campeonato Brasileiro.

 

Rapidinhas

 

  • ROGÉRIO Ceni levando o Flamengo a mais uma final de campeonato.

 

  • TORCEDORES do Potiguar foram as redes sociais indignados com o comportamento do time.

 

  • FÓRMULA 1, tudo como antes. Nova temporada começa com Lewis Hamilton liderando.

 

  • EX-ATACANTE Luiz Adriano terá seu nome na calçada da fama do Maracanã.