TOQUE ESPORTIVO: MOSSOROENSE É SUCESSO NA TURQUIA

POR SÉRGIO OLIVEIRA

 

A boa notícia da semana vem de longe, exatamente de uma nação que se entende do leste da Europa ao oeste da Ásia. Estamos falando da Turquia onde se encontra o craque Márcio Mossoró. E esta semana o nosso conterrâneo, com o seu bom futebol, ajudou seu time a conquistar o acesso da segunda para a primeira divisão. Esse era o grande objetivo da temporada e foi alcançado. No futebol turco desde o ano de 2014, Mossoró aceitou o desafio de assinar na atual temporada contrato com o Altay e, aos 37, usar toda a sua experiência para levar o time a elite do futebol. E o contrato de um ano e meio com um clube da segunda divisão valeu apena e já deu resultado positivo. A aposta da direção do clube era exatamente essa, conseguir o acesso e este veio com a presença decisiva do mossoroense Márcio. Na época da transferência o jogador declarou não haver problema de adaptação para ele e a sua família, pois só aconteceu a troca de time não sendo preciso deixar da cidade de Izmir, e isso, disse ele, ajudou muito. Apontando a missão como um dos maiores desafios de sua carreira, Marcio foi fundamental para tirar o Altay de uma fila que já durava três anos de tentativas frustradas. Enfim, acabou o sonho e o acesso se tornou realidade na temporada 2021. Parabéns então ao nosso conterrâneo, Márcio com orgulho Mossoró.

 

FIM DA LINHA PARA O POTIGUAR

 

Afinal, a pergunta que não quer calar. Esse fim da linha para o Potiguar representa apenas o encerramento de sua participação no Campeonato Estadual 2021, com a eliminação na quinta-feira, 27, ou como disse um torcedor, era o fim também para a vida ativa do clube? Tem gente acreditando que o alvirrubro pode enveredar pelo mesmo caminho do Baraúnas, o licenciamento sem data certa para voltar. Eu torço que não.

 

Não sou pessimista como o torcedor que fez a declaração, porém não podemos fugir da realidade. Quadro financeiro é desfavorável e sem perspectiva que possa melhorar, no entanto nos resta continuar apostando na coragem e persistência de alguns dirigentes que mantém a chama viva. Nos resta aguardar os meses vindouros e saber o que é possível fazer e juntar os cacos para a próxima temporada.

 

RESULTADOS

 

Última rodada do returno do certame estadual de futebol no RN. Os resultados foram os seguintes: Potiguar 1 x 2 América, ABC 2 x 0 ASSU, Palmeira 0 x 2 Santa Cruz. Classificados para decidir o segundo turno ABC e Santa Cruz. O vencedor do confronto além da conquista da Copa Rio Grande do Norte também fará a final geral do estadual contra o time do Globo, campeão do 1º turno. Na decisão do segundo turno, que será no estádio Frasqueirão, o ABC leva a vantagem do empate contra o Santa Cruz.

 

POSSIBILIDADE

 

Já temos alguns detalhes que podem gerar um tempero extra para os jogos decisivos do returno e do próprio campeonato estadual 2021. Como destaque temos a presença na final da Copa Rio Grande do Norte (2º turno) o treinador Renatinho Potiguar. Ele foi campeão do turno inicial no comando do Globo, saindo por divergência com a direção do clube que queria interferir na escalação do time. Renatinho agora é finalista treinando o Santa Cruz e, se vencer o returno fará a final contra seu ex-clube, o Globo. Ótima oportunidade para uma resposta dentro de campo.

 

ARBITRAGEM

 

Se você já é árbitro e pretende se aprofundar nas regras do futebol ou ainda não faz parte do quadro e tem interesse no assunto, a Escola de Arbitragem Francisco Freire lhe oferece essa oportunidade. É só entrar em contato com Josué Araújo e Francisco de Assis Gonçalves pelos telefones 9.8786-0335 (OI – WhatsApp) ou 9.9971-0323. Amistosos, 29 e 30 de maio: União Master x Independência, sábado, 15:30, campo da Rffsa. No domingo, 06:45. Campo do Aspetro, CEPE x Riograndense. Nos dois jogos a arbitragem será de Josué Araújo. Vamos prestigiar o futebol amador.

 

BRASILEIRÃO

 

E a bola vai voltar a rolar no maior e mais difícil campeonato nacional do planeta, o Campeonato Brasileiro. Neste final de semana teremos jogos das Séries A e B, e logo mais adiante também rola a bola para as Séries C e D. Aqui destaque para o Flamengo que, na divisão principal, vai tentar o terceiro título seguido, mantendo a hegemonia no cenário nacional. E, não tem como dizer diferente, é o grande favorito. Claro, o campeonato é longo e difícil, podem surgir surpresas como tradicionalmente acontece, ou seja, nem sempre os favoritos figuram entre os primeiros ao final da longa temporada que deve se estender até dezembro.

 

A MISSÃO

 

As previsões, antes da bola rolar, são as mais difíceis possíveis. Estou falando da missão que terão que enfrentar Cruzeiro, Botafogo e Vasco da Gama, todos na Série B do Campeonato Brasileiro. Entre outros desafios, terão que encarar campeões do nível do Guarani e Ponte Preta. Além dos clubes mais tradicionais da segunda divisão que conhecem bem as dificuldades da disputa. O Cruzeiro já foi testado e não conseguiu sucesso em sua tentativa de retornar a elite nacional na temporada passada. O quadro se tornou mais complicado na briga pelas quatro vagas de acesso. A missão parece muito difícil. Eu disse, parece antes da bola rolar.

 

 

Rapidinhas

 

  • UM adversário extra para os principais clubes do Brasil. Os jogos da seleção brasileira. Desfalques.

 

  • ASSU se livrou do rebaixamento graças a punição do Palmeira. Usou jogador irregular perdeu 09 pontos.

 

  • JOGO de decisão de campeonato. Flamengo e Palmeiras na primeira rodada da Série A.

 

  • VÔLEI brasileiro parece que chega forte para mais uma disputa Olímpica.