Todos de parabéns

Os estudantes estão de parabéns. Demonstraram coragem e equilíbrio ao escolherem uma forma pacífica de protestar contra o aumento abusivo da passagem de ônibus. Venceram pelo exercício da cidadania, com a redução de R$ 0,20 na tarifa. O prefeito também merece reconhecimento. Se no primeiro instante Francisco José Júnior fez tudo errado, especialmente quando convocou a polícia para intimidar os jovens acampados no Palácio da Resistência, deve-se reconhecer que acertou o passo no final da história ao  abrir  o  diálogo  com  argumentos  e  respostas  concretas para o problema. Tomara, o episódio sirva de lição, para que perceba o estrago que a autossuficiência e a falta de bom senso nas relações institucionais, no trato com os vereadores, na contratação de militantes virtuais para atacar adversários, no boicote à mídia e no trato com a população, vêm provocando à sua imagem e à do seu governo. Talvez não seja tarde.

Tidó
O velho pescador partiu para o mar da saudade.

Intolerância
Um terreiro de Candomblé foi incendiado na madrugada de ontem, em Brasília. A polícia suspeita de intolerância religiosa, considerando ser o terceiro ataque dessa natureza, de setembro para cá, a templos afro-brasileiros. Brasil, século XXI.

UTIs
O deputado Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, solicitou à Secretaria Estadual de Saúde a reabertura das UTIs do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, de Currais Novos. A saúde, ao que parece, está doente em todo o Estado.

Armas
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulga dado alarmante: aproximadamente 16 mil crianças participam de lutas armadas no Sudão do Sul, tanto pelo governo quanto por grupos rebeldes.

Esporte
Sete, incluindo a de ouro, foi o número de medalhas conquistadas pela equipe de natação do Rio Grande do Norte, quinta-feira, nas Paralimpíadas Escolares. Também fomos ouro no judô.

Prostituição
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu que um mossoroense acusado de contratar um grupo de adolescentes para fazer sexo, por R$ 50,00, deve responder pelo crime de favorecimento da prostituição de vulnerável, previsto no artigo 218-B, do Código Penal.

Câncer
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) faz as contas e calcula o Brasil terá 600 mil novos casos de câncer em 2016. Em 2017, o número deve dobrar.

Desmentido
O Instituto Lula desmente notícias de que o ex-presidente criticou Delcídio do Amaral. Se não disse que a conduta do senador foi “coisa de imbecil”, conforme a Folha de S.Paulo, O Globo, Estadão e outros grandes jornais, o líder petista deveria ter dito.

Desconto
Boa ideia a do deputado Gustavo Fernandes que apresentou projeto de lei à Assembleia para beneficiar o bom motorista, com desconto no valor anual do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Difícil é não ser vetado pelo governador, numa época em que a ordem é aumentar a carga tributária.

Vacinação
Hoje é o Dia D da vacinação contra raiva animal, destinado a cães e gatos a partir de dois meses de idade. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, serão 35 pontos de vacinação e mais de 200 pessoas envolvidas na mobilização, que se dará das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, além da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) e da sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).