Tocha Olímpica passará por Mossoró no dia 6 de junho‏

A passagem da Tocha Olímpica pela cidade de Mossoró vai acontecer em 6 de junho durante os festejos do tradicional Mossoró Cidade Junina. A programação alusiva à tocha olímpica em Mossoró começa no sábado, dia 4, com o Pingo da Mei Dia, abertura oficial da festa. No domingo, a programação contará com diversas atividades esportivas e culturais. 

Será a primeira vez na história que  atletas, artistas e anônimos mossoroenses terão a honra de conduzir o símbolo máximo das Olimpíadas pelas ruas da cidade. Serão mais de 30 condutores ao longo dos 12 km de percurso.

Os cinco indicados pelo Município para carregar a tocha são: os lutadores de MMA Leandro Higo e Claudinha Gadelha; a ciclista Alice Melo; a carateca Aline de Paula e o poeta Antônio Francisco. Além deles, alguns populares foram escolhidos pelo Comitê Olímpico para carregar a chama olímpica. A lista oficial dos condutores da tocha será divulgada em maio no site www.rio2016.com.

“Estamos aguardando com ansiedade a passagem da tocha por Mossoró. Vai ser um momento muito gratificante ver Mossoró na televisão aparecendo para o mundo. Eu vou assistir pessoalmente a passagem da tocha, vai ser muito bom. Estou animada para acompanhar todo o evento”, declara a estudante Poliana Carvalho.

A comerciante Marcela Diniz também anseia pela chegada das Olimpíadas. “Quando ouvi pela primeira vez achei que era só boato, mas agora sei que é verdade e já estou me organizando para pegar o melhor local para ver a passagem da tocha. Quem é que vai perder? Eu mesmo já me sinto lá”, afirma.

A tocha será acesa na Grécia, na cidade de Olímpia, em 21 de abril. De lá, passará por alguns países da Europa até chegar ao Brasil, no dia 3 de maio. Em terras tupiniquins, o revezamento começa em Brasília e passará por 329 cidades até chegar ao Maracanã, no dia 5 de agosto. Serão 95 dias de viagem com aproximadamente 12 mil condutores. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos.

A tocha chega ao Rio Grande do Norte em 4 de junho. Ela vai passar pelos municípios de São José de Mipibu, Parnamirim e pela capital Natal. Já no dia 6, ela passará por Lajes, Angicos, Assu e, por fim, chegará a Mossoró, onde irá pernoitar. 

 

  • Trajeto com 22 ruas começará na avenida Presidente Dutra

O trajeto de revezamento da Tocha Olímpica em Mossoró começa na Avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel, e termina na Avenida Rio Branco, Centro. Até chegar ao destino final, a tocha vai passar por 22 ruas e avenidas de Mossoró.

O percurso começa pelas ruas Santos Dumont, Coronel Gurgel, Idalino de Oliveira e Trinta de Setembro; ao sair da Rua Trinta de Setembro, a tocha passará pela Avenida Dix-Neuf Rosado, conhecida popularmente como Leste-Oeste. Em seguida, chegará à Avenida Alberto Maranhão. De lá, ela seguirá pelas ruas Rodrigues Alves, Marechal Deodoro, Delfim Moreira, José Damião e Ferreira Itajubá, no bairro Santo Antônio.

A tocha seguirá pelas ruas Doutor João Marcelino, Manoel Cristiano de Morais, Duodécimo Rosado, Francisco Eudes Costa, João da Escóssia, Alaíde da Escóssia e Avenida Diocesana no bairro Nova Betânia. Depois, segue novamente pela Doutor João Marcelino até chegar à rua Melo Franco. A tocha seguirá pela Augusto Severo até chegar à Avenida Rio Branco, onde se encerra o trajeto. A expectativa da população é que o show seja realizado na Estação das Artes.