TJRN empossa 40 novos juízes nesta sexta-feira

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) empossa nesta sexta-feira, 15 de abril, os 40 novos juízes substitutos aprovados e concurso. A sessão solene, presidida pelo desembargador Claudio Santos, será realizada às 17h, na Escola da Magistratura do RN (Esmarn) e poderá ser acompanhada ao vivo pela internet através de transmissão pelo site do TJRN.

Além da transmissão ao vivo, a cobertura do evento também será feita por meio das redes sociais, com informações nos perfis do TJRN no Twitter, Facebook e Instagram.

A nomeação dos novos magistrados é classificada pelo presidente do TJRN como o momento mais importante do Judiciário nos últimos anos e deve zerar o déficit de juízes nas comarcas do interior do Estado. Quando assumirem suas comarcas, os novos juízes irão zerar o déficit existente nas comarcas do interior do RN. Até então, 35 das 65 comarcas potiguares estão sem juízes titulares. O concurso público para ingresso na magistratura foi iniciado em 2012 e contou com 4.462 candidatos inscritos.

 “Essa era uma necessidade que vinha se arrastando há anos. Teremos uma melhoria sensível no número de processos julgados”, ressalta o desembargador Claudio Santos.

São esperadas para a solenidade cerca de 400 pessoas, entre membros do Judiciário, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e familiares dos novos magistrados.

Economia

Além de suprir a demanda por juízes no interior, o desembargador Claudio Santos afirma que a nomeação de 40 novos magistrados irá reduzir ainda mais os gastos do Poder Judiciário potiguar com diárias e com transportes, além de dar mais celeridade aos processos.

“Em 2015 comparando-se com 2014, conseguimos reduzir os gastos com diária em 48% e agora com os novos magistrados, vamos diminuir em mais 50% do montante atual, os valores com custos relacionados a deslocamento de magistrados”, estima o presidente do TJRN.

Após tomarem posse,, os 40 novos juízes deverão passar pelo Curso de Formação Inicial de Magistrados. A capacitação será realizada pela Esmarn e terá duração de quatro meses.