quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesThe Economist classifica Bolsonaro como 'a última ameaça da América Latina'

The Economist classifica Bolsonaro como ‘a última ameaça da América Latina’

“Revista diz que vitória do capitão da reserva representaria uma ameaça para o Brasil e para a América Latina”

The Economist, publicação semanal  inglesa de notícias e assuntos internacionais, editada em Londres, dedicou sua capa ao candidato a presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. A ppublicação destaca o deputado como “a última ameaça para a América Latina” , considerando que um eventual governo Bolsonaro seria “desastroso” para o Brasil e para a América Latina.

A matéria compara o avanço de Bolsonaro e de suas propostas ao avanço do populismo nos Estados Unidos, com Donald Trump; na Itália, com Matteo Salvini; e nas Filipinas de Rodrigo Duterte. Para a Economist, Explorando a combinação de recessão econômica, descrédito com a classe política e aumento da violência urbana Bolsonaro soube ocupar espaço junto aos brasileiros insatisfeitos com a atual situação do país. E alerta os brasileiros para o fato de Bolsonaro ter uma admiração preocupante por ditaduras. comparando-o ao ditador chileno Augusto Pinochet. “A América Latina conheceu homens fortes de todo tipo e a maioria dessas experiências foi horrorosa. Provas recentes disso são a Venezuela e a Nicarágua.”

A revista lembra ainda que o próximo governo precisará do apoio do Congresso e dificilmente Bolsonaro terá maioria parlamentar. “Para governar, Bolsonaro poderia degradar o processo político ainda mais, potencialmente abrindo caminho para algo ainda pior”, diz o texto.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes