sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesTerceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a...

Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar depois de 14 anos

Por g1 RN 

Localizada em Upanema, no Oeste potiguar, a Barragem Senador Jessé Pinto Freire, mais conhecida como Barragem de Umari, voltou a sangrar depois de 14 anos. Um vídeo registrado na manhã deste domingo (9), mostra a queda de água.

Segundo a prefeitura do município, a última sangria – momento em que o reservatório chega a sua capacidade máxima e transborda – havia sido registrada em 2009.

Essa é a segunda vez que a barragem sangra desde sua conclusão, em 2002. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), a capacidade total do reservatório é de 292.813.650 m³ de água.

A sangria já gerava expectativa na população local, nos último dias. Neste sábado (8), a prefeitura do município de Upanema informou que recebeu a Defesa Civil do Estado, ao longo da semana, para discutir um plano de ação para prevenção de possíveis danos causados pela água do reservatório.

O encontro incluiu visitas aos pontos considerados de risco, incluindo o bairro Conceição de Upanema e o Complexo Turístico José Reis de Oliveira. A estrutura física do reservatório também foi inspecionada.

Segundo a Agência Nacional de Águas, o Rio Grande do Norte conta com pelo menos 17 reservatórios com mais de 80% da capacidade de armazenamento. A maior barragem do estado, a Armando Ribeiro Gonçalves, que tem capacidade de guardar 2,37 bilhões de m³, está com 62,15%.

Na média, os reservatórios potiguares estão com 58% da capacidade de água – o maior percentual para o mesmo período do ano, pelo menos desde 2020.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes