quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesSeverino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara, morre aos 89 anos

Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara, morre aos 89 anos

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE) morreu nesta quarta-feira (15), aos 89 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele deve ser enterrado na cidade natal, João Alfredo, no Agreste de Pernambuco.

A morte foi divulgada pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE), em sua conta no Twitter. “Com tristeza, nos despedimos de Severino Cavalcanti. Ex-prefeito e ex-deputado federal, Severino foi presidente da Câmara dos Deputados e deixa sua marca na história do município de João Alfredo e na política de Pernambuco. […]”, escreveu Bezerra.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) também divulgou uma nota lamentando a morte de Severino. “A morte do ex-deputado Severino Cavalcanti deixa uma lacuna na política de Pernambuco. Detentor de sete mandatos na Assembleia Legislativa, três na Câmara Federal, inclusive com passagem pela Presidência, e com duas gestões na prefeitura da sua cidade, João Alfredo, Severino teve uma trajetória de muito trabalho”, afirmou o governo estadual”, afirmou.

“Neste momento de profundo pesar, quero me solidarizar com sua esposa, dona Amélia, seus filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, demais familiares e amigos.”

Severino Cavalcanti ocupou a presidência da Câmara entre fevereiro e setembro de 2005, quando renunciou para evitar a cassação. Além de deputado federal por três mandatos, foi eleito sete vezes deputado estadual.

Cavalcanti chegou à presidência da Câmara em fevereiro daquele ano após derrotar Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), candidato apoiado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em episódio considerado uma grande derrota política para o líder do Executivo.

Considerado líder do baixo clero, grupo de parlamentares com pouca expressão na Câmara, abriu mão da presidência e do mandato de deputado depois de ser acusado de cobrar R$ 10 mil por mês de um restaurante que funcionava na Câmara, episódio que ficou conhecido como mensalinho.

CNN

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes