Setur inicia encontros para discutir marketing turístico no interior potiguar

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) promoverá uma série de encontros com os conselhos de turismo durante os próximos 12 meses para elaboração do Plano Estratégico e Marketing Turístico do Rio Grande do Norte.

O trabalho começou na manhã desta terça-feira (16), com reunião no Polo Costa Branca, em Mossoró. Ainda neste mês de fevereiro acontecerão outros cinco encontros. Besta quarta-feira a equipe da Setur viaja ao Polo Serrano, em Luís Gomes.

Sexta-feira (19), no Polo Agreste/Trairi, em Nova Cruz. Dia 22 será no Polo Seridó, em Cerro Corá. Também próxima semana, dia 25, no Polo Costa das Dunas, já em Natal. E finaliza com reunião do Conetur, dia 26.

“O trabalho será realizado de maneira participativa, daí a importância de presença dos principais atores que integram os conselhos e polos turísticos do RN”.  A subsecretária da pasta estadual de Turismo, Solange Portela destaca ainda que a Secretaria tem buscado cumprir o calendário de reuniões das instâncias de governanças, dentro das estratégias do Programa de Regionalização de Turismo. Dessa forma, reuniões dos conselhos regionais são ministradas paralelas às oficinas.

A empresa Solimar, contratada para elaboração do Plano, acompanha a equipe da Setur para promoção de oficinas em cada polo. Um seminário sobre o tema já foi promovido em julho do ano passado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Planejamento e RN Sustentável, com participação dos municípios que compõem os polos.

A intenção dos encontros, agora, é promover oficinas e discutir o direcionamento para a competitividade dos polos e formular estratégias para o desenvolvimento do marketing turístico na esfera regional, nacional e internacional, numa prospecção de curto, médio e longo prazo.

Com isso, se espera fomentar a interiorização do turismo, tendo como objetivo central aumentar as fontes de renda e o emprego formal no setor.

Serão sete produtos elaborados de maneira participativa: 1) Estudo da Oferta Turística; 2) Estudo da Demanda Turística; 3) Diagnóstico do Turismo do RN; 4)Estratégias de Desenvolvimento para o Turismo do RN; 5) Planejamento de Marketing; 6) Plano de Investimento para o Turismo do RN; e 7) Versão Consolidada do Plano Estratégico do Turismo do RN. O plano também dará uma ênfase ao turismo rural.