Sesap prorroga campanha de vacinação antirrábica

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) prorrogou a campanha antirrábica que teve início dia 16 de novembro e tinha prazo de encerramento previsto para 15 de janeiro de 2016. A campanha agora prossegue até o dia 30 de janeiro do próximo ano.

Os motivos que levaram a prorrogação são a ocorrência de novos casos da doença no Rio Grande do Norte, sendo 37 casos diagnosticados neste ano, e a baixa cobertura vacinal canina alcançada. Até o momento, foram vacinados 45,10% dos cães e gatos no Estado.

Com a prorrogação, a Sesap espera que todos os municípios do Estado alcancem o mínimo de 80% de cobertura vacinal dos cães estimados, conforme meta proposta pelo Ministério da Saúde. “Uma vez que alcançada essa meta há quebra na cadeia epidemiológica do ciclo urbano da raiva, evitando a ocorrência de casos de raiva humana transmitida por cães no RN”, destaca o comunicado da Sesap.

Além da prorrogação, a Secretaria emitiu nota de alerta aos municípios e à população sobre a importância da vacinação dos animais domésticos. Além de recomendar à população que busque assistência médica em casos de acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva.