Sesap promove reunião de acesso a medicamentos de alto custo na oncologia

Na segunda-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Complexo Estadual de Regulação, promoverá uma reunião para discutir o projeto APAC (Autorização de Procedimento de Alta Complexidade) Potiguar, que pretende viabilizar o acesso dos pacientes aos medicamentos de alto custo na área da oncologia.

A partir das 14h, no auditório do 12º andar da Sesap, a médica oncologista Lygia Rego, irá apresentar os detalhes do projeto APAC Potiguar.

“Nossa proposta é tentar centralizar a compra desses medicamentos e assim conseguir descontos com os fornecedores, além de ter um maior controle sobre sua dispensação. O que acontece hoje é que como os medicamentos para oncologia têm um custo muito elevado e o SUS não cobre totalmente o valor desse medicamento, os pacientes precisam recorrer ao Judiciário para cobrir os custos totais, causando bloqueios judiciais e um impacto financeiro altíssimo para o Governo”.

Lygia Rego explicou ainda que o projeto está em seu desenho inicial e ainda precisam ser criadas portaria, nota técnica e uma câmara técnica para que ele comece a funcionar. A ideia é iniciar o projeto por módulos, de acordo com cada tipo de câncer, iniciando pelo câncer de mama.

O secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, estará presente no evento, que contará ainda com a participação de profissionais que são referências nos estados de Goiás, Bahia e Ceará, discutindo os temas: Melhorias de acesso à Assistência Farmacêutica no estado de Goiás; A Interface entre a Saúde e o Judiciário na efetivação da Política de Assistência Farmacêutica na Bahia; e o Impacto Orçamentário na Desjudicialização do tratamento do câncer de pulmão no estado do Ceará.