Sesap conclui capacitação de multiplicadores que atuarão com testes rápidos para DSTs

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Programa Estadual de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais e demais parceiros institucionais concluíram, nesta semana, a formação da última turma, no exercício 2015, de Multiplicadores em Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais na Atenção Básica.

Como resultado do curso, o RN dispõe de uma rede de 210 profissionais multiplicadores para realização das capacitações para executores dos testes rápidos nos municípios, com cobertura de 154 municípios.

O curso teve como objetivos desenvolver competências profissionais para que o multiplicador possa incorporar testagem rápida com acolhimento e aconselhamento para a população em geral, capacitar os multiplicadores em princípios e estratégias didático-pedagógicas para qualificação técnica das equipes de atenção básica em testagem rápida, fomentar a melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica e promover o planejamento e repasse da técnica em todos os serviços dos municípios.

Segundo a responsável técnica do Programa Estadual de DST/Aids, Sônia Cristina Lins, o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução das taxas de transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita. “Assim, verifica-se a necessidade de que as equipes de Atenção Básica realizem os testes rápidos para o diagnóstico de HIV e para a triagem da sífilis e hepatites virais no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais”, explicou.