sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesServidora consegue redução de jornada para cuidar de filho autista

Servidora consegue redução de jornada para cuidar de filho autista

Em decisão liminar, o desembargador Marcos Pimentel Tamassia, da 1ª câmara de Direito Público do TJ/SP, autorizou servidora municipal de Bauru/SP a reduzir sua jornada diária de trabalho, sem prejuízos de seus vencimentos, para cuidar do filho autista.

A servidora pública municipal, que é servente de limpeza, contou que seu filho foi diagnosticado com TEA – Transtorno do Espectro Autista e, assim, necessita de cuidados. Ela relatou que ingressou com demanda judicial em face do município de Bauru, com pedido de tutela provisória de urgência, para a redução de sua jornada de trabalho em 50%, que foi indeferida pelo juízo de origem, com o que não concorda.

A autora sustentou que seu filho precisa de acompanhamento nos diversos tratamentos que realiza, e que há risco de dano a seu desenvolvimento, caso não possa frequentá-los, o que pode ser alcançado com a redução da carga horária.

Em sede de agravo de instrumento, o relator considerou presentes os requisitos para a concessão do pedido.

Assim, deferiu a tutela para determinar a redução da jornada diária de trabalho da autora, sem prejuízo de seus vencimentos, de oito horas para seis horas.

A banca Calanca Sociedade de Advogados atua no caso.

A ação tramita em segredo de justiça.

Processo: 2269358-05.2021.8.26.0000

Redação Migalhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes