Sérgio Oliveira

O Campeonato Potiguar não começou ainda, mas um tema divide opiniões de dirigentes e jogadores. A decisão da Federação Norte-rio-grandense de Futebol de colocar jogos nas manhãs de domingo, começando 9h30, não foi totalmente digerida. Os jogadores, que terão que correr, alegam que isso funciona em locais de temperaturas amenas, e não no calor forte que predomina em terras potiguares. Jogadores dizem que estão sendo obrigados a se adaptar, por não valer muito a reclamação que fazem. Por sua vez, quem defende o horário, diz que será possível trazer as famílias de volta aos estádios. Com ou sem polêmica a decisão já foi tomada, os jogos marcados e agora é aguardar pelos resultados. Tudo isso, claro, atende aos interesses da televisão que também exigiu alguns jogos no sábado, e não apenas na quarta-feira à noite e nas tardes de domingo, como era a tradição.

ENTRANDO NO RITMO

Agora sim, acredito que o esporte vai entrando em seu ritmo natural comum ao período de campeonato. Contratações, treinos, amistosos e jogos oficiais. No Rio Grande do Norte, por exemplo, alguns já haviam começado a fase de treinos, porém, a programação vinha sendo quebrada pelas festas de finais de ano.

Agora não tem mais como suspender a preparação, afinal entramos no mês de abertura do Campeonato Potiguar, que tem previsão para 23 de janeiro. Cito previsão pois tem sido frequente a mudança na tabela, por isso, não podemos afirmar a situação de momento como definitiva.

CAMALEÃO

Mais um jogador oriundo do grupo que conquistou o acesso em 2015, acerta tudo e ficará no time do ASSU para o Campeonato Potiguar, agora na primeira divisão. O Camaleão do Vale vai assim apostando no grupo que deu certo no reduzido torneio chamado de campeonato estadual da segunda divisão. A estreia do ASSU será contra o Baraúnas, dia 24 de janeiro, no estádio Edgarzão na terra dos poetas.

ATACANTE

Passou o período natalino, réveillon e, pelo noticiário do momento ainda não desembarcou em Mossoró o atacante Lucão, primeira negociação anunciada pelo Baraúnas. O período entre dezembro e janeiro é comum que isso aconteça, quando os jogadores buscam o melhor contrato e acabam conversando com mais de uma equipe. No mais, tudo passa por dinheiro e, quem antecipar alguma coisa, leva. Cito aqui a situação geral, e não esse caso especificamente.

EXCELENTE

Só podemos definir como excelente a estreia do Palmeira-RN na Copa São Paulo de Juniores. Bateu os anfitriões, o União Mogi, com direito a goleada, pelo placar de 4 a 0. A equipe potiguar retorna a campo nesta terça-feira quando estará encarando um adversário mais “cascudo” o Flamengo, em partida que começa às 19h. Desejamos sorte ao time de Goianinha-RN.

AVALILAÇÃO 1

Andando na contramão das opiniões que formam a maioria, o chefe da arbitragem na CBF, Sérgio Corrêa avaliou como positiva o trabalho da turma do apito e das bandeirinhas em 2015. Considera exagero as críticas e, vai mais além, afirmando que todas são sem fundamento.

AVALIÇÃO 2

Certamente ele deve assistir a outros jogos, fora do Brasil, e suas avaliações não devem ser em relação a arbitragem do Campeonato Brasileiro. Lógico, existem sim os exageros de torcedores apaixonados, jogadores querendo defender sua pele, dirigentes chateados e, até coleguinhas da mídia esportiva com avaliações tendenciosas, quando ferem seus interesses. Mas, no geral, a arbitragem brasileira tem perdido qualidade nos últimos anos.

NO Rio Grande do Norte a arbitragem fez bom trabalho em 2015. Essa sim, merece registro.

TORÇAMOS para que o trabalho dos árbitros potiguares continue em bom nível na nova temporada.

NA medida que avança 2016, aguardemos por novidades nas investigações sobre corrupção no futebol.

ENTRAMOS no ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016.