Sérgio Oliveira

No futebol a coisa toda se resolve, em relação a disputa de três pontos, com bola rolando, quando cada um a depender da motivação, pode fazer a diferença. Porém, não podemos deixar de destacar como sendo um fator favorável, aquele que começa a treinar mais cedo. Teoricamente, repito, teoricamente, terá o time melhor preparado e até com certo favoritismo à vitória. Claro, pode ser que a preparação de quem começa mais tarde tenha uma estratégia que apresente bons resultados em um tempo mais curto, no entanto,  manda a lógica, que, quem tem mais tempo de trabalho, possa colher os melhores resultados. Falo isso baseado no cenário de preparação dos clubes para o Campeonato Potiguar, onde uns já estão em plena atividade, e outros ainda em fase de montagem do seu grupo de jogadores ou até ainda em eleição e formação de diretoria. De tudo tem acontecido um pouco entre os meses de novembro e dezembro em terras potiguares.

FILA

É difícil acontecer, mas no Alecrim comissão técnica assume dizendo que tudo no clube anda certinho e a meta é tirar o time da fila do jejum de títulos. Já são quase 30 anos sem volta olímpica com o troféu da vitória. Mas, sonhar não paga imposto de renda e, os alecrinenses vão se alimentando com ele. Como já disse, futebol se resolve no campo, se derem brecha, o “Periquito belisca”.

ARENA
Infelizmente não mudou nada em relação a decisão do turno no Campeonato Estadual, ficou mesmo em partida única e, em Natal, independentemente de quais times sejam finalistas. De acordo com a tabela divulgada esta semana, o jogo acontece dia 28 de fevereiro na Arena das Dunas, 18h30. Acabou aquela emoção dos jogos de ida e volta.

LARGADA
No ano em que mudou de diretoria e com metas definidas para reconquistar o Estadual e o acesso da Série B do Brasileirão, o ABC já sabe e dá a largada. Detalhe, esta foi antecipada em um dia, 23 de janeiro, e não mais 24. Primeiro desafio, superar o Palmeira de Goianinha-RN. Time, aliás, cercado de mistério, pouco se sabe. Mas, pelos poucos sinais, deve montar elenco jovem.

PARAIBANOS
Assim como fará o Potiguar, os paraibanos também estarão no caminho da preparação do América-RN para o certame Estadual. O alvirrubro da capital enfrentará em jogo amistoso o Treze de Campina Grande. Com programação mais ampliada, jogará na sequência contra o Campinense. O anúncio foi feito pelo gerente de futebol, Carlos Moura Dourado.

FELIZ NATAL PARA TODOS

O povo judeu que vivia oprimido pelo Império Romano, esperava um guerreiro, um Deus rico e poderoso capaz de combater a tudo e a todos com uma força esmagadora, de acordo com a crença humana. Eis que nasce um messias pobre e uma manjedoura, pregando humildade, amor, respeito e perdão ao próximo como forma de vencer o mal.
No futebol funciona, inicialmente, com a previsão de que os mais estruturados, quem começou a treinar mais cedo, são francos favoritos ao título. Eis que pode surgir um time formado com simplicidade, pouco dinheiro, sem jogador chamado de “medalhão” e, ao final de tudo, brigar e até conquistar o título. Isso já aconteceu. Isso posto, misturando tudo, para exemplificar a humildade e o respeito, Feliz Natal.

CONFLITO

Nem mesmo o espírito natalino sossega os ânimos. No Rio de Janeiro os conflitos de 2015 são tão fortes que já se projetam para o ano novo. A briga, interminável, acontece entre os dirigentes da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os grandes clubes. Ninguém se entende e o futebol carioca desce e sobe entre as séries A e B.

MUDOU alguns nomes no comando da CBF, mas na seleção, 2016 será de Dunga mesmo.
TREINADOR do São Paulo, Bauza pode botar time na defensiva. Não agrada.
ASSIM como em outras áreas, o esporte entra o ciclo das retrospectivas e perspectivas.
NO RN, por exemplo, espera-se um estadual bem competitivo. Que assim seja.