Sérgio Oliveira

Abro o Toque Esportivo de hoje agradecendo. A todos aqueles, e não foram poucos, que ontem manifestaram o desejo de saúde e felicidade pela data do nosso aniversário, 54 anos de boa vida. Não perco tempo me queixando das dificuldades vividas ou aquelas que estão por vir, afinal, estou vivo e, não seria nada interessante amanhecer e começar um novo dia sem um desafio a ser vencido. Por isso, agradeço as manifestações de carinho, pois são gestos simples assim que nos revigoram para a vida e suas batalhas, afinal, é de batalha que se vive a vida. E hoje, aproveito o embalo do clima de aniversário, para abraçar minha esposa, Salete, que é festeja o seu hoje. Aliás, o dezembro é nosso, pois logo mais festejaremos mais um ano de casados, já beirando a casa dos 30. Isso de casados, pela a relação tem muito mais. Enfim, sigamos no jogo da vida, sempre no ataque, sem perder tempo na retranca, se baixar a cabeça o adversário tempo, que é impiedoso, pode vencer antes do tempo regulamentar. A tática do jogo da vida é, viver e não ter vergonha de ser feliz.

NEGOCIATA

Isso cheira a negociata para se ter o poder. Tem eleição para vice-presidente na CBF e, para ter o apoio dos clubes de São Paulo o Coronel Nunes terá que se comprometer a passar para estes clubes o controle da negociação comercial e arbitragem de todas as séries do Campeonato Brasileiro. Insistem em não se levar nada a sério nesse país, sempre tem alguém querendo levar vantagem sobre o próximo.

PARCERIA
A informação que chega é de que, como fruto da parceria da FNF com a televisão, ABC e América, cada um deles, receberam R$ 100 mil em 2015. Se for verdade, pergunta-se, não seria possível socorrer também aqueles clubes em dificuldades para disputar o certame 2016? Claro, cada clube é de responsabilidade de suas diretorias, mas se dois têm este benefício, os demais também poderiam. Ou não é assim?

CRISE
Pelo que se apresenta, a crise maior atinge ao Santa Cruz-RN, oficialmente fora do estadual potiguar do próximo ano, e ainda preocupa Potiguar, Coríntians e agora o Palmeira. Estes ainda não oficializaram suas saídas, mas não descartaram a possibilidade. Então, cadê a cota da atual temporada? Se tiverem direito, como ABC e América tiveram, seria de bom tamanho nesse momento de dificuldade.

FEMININO
Enquanto seleções de quatro países disputam um torneio internacional em Natal, duas equipes locais se preparam para a decisão do Campeonato Estadual de Futebol Feminino. São finalistas o Coríntians de Caicó e o União. A partida final será no estádio O Marizão. Aqui, sempre estamos na torcida pelo fortalecimento do futebol das meninas no RN e no Brasil.

RECEPCIONANDO JOGADORES

Começou o passeio de malas, no sentido de chegada. Desde ontem o Baraúnas começou a recepcionar sua comissão técnica e jogadores que comporão o grupo tricolor do Campeonato Potiguar 2016. Primeiramente, que todos sejam bem-vindos e, de pronto, já sejam abraçados pela padroeira Santa Luzia que vive a sua festa.
Eu diria que esse momento, antes mesmo do grupo entrar em campo para atividade física ou com bola, já começa a nova temporada. Então, que tudo possa ser planejado minunciosamente para, naquilo que não acontecer dentro do programado, não cause tantos prejuízos.

MOTO

No sábado tem o ronco dos motores dando um formato diferente à Festa de Santa Luzia. É a 7ª Motorromaria, que acontece no próximo sábado, a partir das 20h, na praça Rodolfo Fernandes (PAX). Após a largada o grupo sai em direção à igreja de São Manoel e depois do Alto da Conceição, São João e segue  pela igreja de São Paulo, Nossa Senhora de Fátima, Igreja Menino Jesus de Praga (Santa Delmira) e retorna pela São José e em seguida à Catedral de Santa Luzia.

PISARAM na bola no Palmeiras. Na festa do título, deixaram de fora a principal patrocinadora, Crevisa.
INVESTIGADO por corrupção, Del Nero prepara defesa baseado em lei do Brasil. Responde nos EUA.
EM 2016 o Flamengo deve ter dois treinadores. Muricy e Jaime. O segundo ficaria com o time no Estadual.
MAIS dois devem deixar o Brasil. Lucas Lima e Gabriel devem jogar na Europa. Ambos do Santos.