Sérgio Oliveira

Salvo pelo talento individual. Assim podemos resumir a vitória do Brasil por 3 a 0 em cima da frágil seleção do Peru. Os jogadores William e Douglas Costa fizeram a diferença, enquanto Neymar, mais uma vez, passou despercebido, assim como foi contra a Argentina. Fora isso, principalmente no aspecto tático, nenhuma diferença do que já vem acontecendo desde a Copa do Mundo do ano passado, ou seja, o time não mostra nada. Para ser justo, cito o goleiro Alisson Becker, que entrou depois de Jefferson e Cassio e parece que não pretende sair. Mostra segurança. Mas, agora olhando para os números e, para a satisfação de quem torce apenas para classificação do Brasil, a vitória foi um excelente resultado. Primeiro pelo fato lógico de haver vencido, depois pela ascensão na tabela de classificação subindo para a terceira posição. Esse aspecto é positivo ainda pelo fato da competição parar pelos próximos meses, retornando apenas em 2016. Fechar o ano na zona que garante vaga na fase seguinte da Copa 2018 ameniza o ambiente.

DESISTÊNCIAS

Além dos problemas já anunciados pela diretoria do Santa Cruz-RN, um velho conhecido nesse tipo de postura, que parecia resolvido, ameaça não disputar o Campeonato Estadual mais uma vez, é ele: o Coríntians de Caicó. De dez, se saírem, seriam menos dois. Para fazer, é bom que se diga, o dirigente Lobão, até o momento que pegamos essa informação não havia se manifestado sobre essa possibilidade.

VAIAS
A emissora que transmitia o jogo Brasil e Peru, com exclusividade, não mencionou, mas dava a impressão que, antes do primeiro gol, quando a imagem mostrava o treinador Dunga, surgiam vaias no estádio. Pelo cidadão, lamenta-se a situação, mas pelo profissional e, pela importância do cargo, vejo como uma reação que tinha seus dias contados para acontecer. Dunga é um aprendiz privilegiado de treinador.

AMAM
Um recado aqui fora do esporte, mas envolve muitos dos nossos leitores. Domingo, 22, Dia do Músico, no Clube Carcará, confraternização da categoria de todos os estilos e ritmos. O convite parte da Associação de Músicos e Artistas de Mossoró (Amam). Entre os coordenadores, presença da cantora Nida Lira. Começa no “pingo do mei dia”.

CAMISA
Para não dizer que Neymar passou despercebido, em relação ao campo de jogo e ao futebol abaixo daquilo que ele pode render, teve um lance após a partida que mereceu destaque. Ele tentou entregar sua camisa ao árbitro José Boitrago que se recusou a receber. Serve para o atleta brasileiro perceber que nem todos estão dispostos a satisfazer, digamos, suas vaidades de querer, sempre, ser o centro das atenções. Perdeu, playboy!

TRABALHO RÁPIDO

Definida sua eleição, o presidente do América-RN, Beto Santos, não perde tempo e trabalha rápido. O foco total tem sido a montagem do elenco do alvirrubro para a temporada 2016 e, até ontem, já havia confirmado a contratação de 14 jogadores. Na mesma informação o anúncio de que pretende fechar o grupo nos próximos dias.
Claro, sempre tem os ajustes no início da temporada, porém, antes de dezembro, já tem a base fechada, realmente, é um avanço. Pelo menos nos atos tem mostrado que a lição do fracasso, por exemplo, na Série C do Brasileiro serviu como lição. Agora é esperar o teste maior, o Campeonato Potiguar, para ter ideia do real potencial da equipe e do plantel .

REFERÊNCIA

Bom saber, a referência do Baraúnas dos últimos anos novamente ocupa um cargo de destaque no clube. O ex-presidente João Dehon, pelas informações que chegam, é agora o seu diretor de futebol. Cabe a ele, junto ao treinador, encaminhar o processo de contratação dos jogadores. Isso significa que a parte burocrática estará em boas mãos.

PROFESSOR Zairo Mariano será o próximo convidado do Esporte Legal, TV Câmara, canal 16, TCM.
HOJE poderá sair o campeão da Série A. O Corinthians terá que vencer o Vasco.
MESMO com mando de campo, ABC vai enfrentar o Botafogo-RJ em Brasília.
SE depender do apoio da torcida, o Vasco deve adiar a festa corintiana.