Sem rumo, nem prumo

O lançamento da Festa de Santa Luzia serviu para externar uma divergência latente no planejamento da Prefeitura de Mossoró. Durante a solenidade, o prefeito Francisco José Jr destacou que pedirá antecipação dos royalties do petróleo para construir a estátua em homenagem à Santa Luzia, projeto apontado como carro-chefe do seu mandato efetivo que não  saiu  do  papel  por  falta de dinheiro. Com muita vontade, e sem recurso, o projeto chegou a ser lançado com pompas e graça. O então secretário de Planejamento, Josivan Barbosa, destacou em entrevista ao programa Observador Político que a licitação estava em andamento, mas nada saiu  do imaginário de um discurso sem efetividade. As declarações apresentadas ontem pelo prefeito Francisco José Jr batem de frente com a posição externada pelo ex-secretário Josivan Barbosa, que em entrevista ao jornal O Mossoroense deste domingo destacou que os recursos da antecipação dos royalties deveriam ir para o projeto de estruturação do complexo viário da Francisco Mota. Na oportunidade, Josivan tratava o projeto como a “Obra número 1 do município” de Mossoró.  Certo  ou  errado  os episódios deixam claro que em relação ao pedido de antecipação dos royalties a única certeza é a da necessidade de obter o recurso a “qualquer custo”. Se há planejamento para a aplicação destes recursos, há uma clara intenção de confundir a sociedade. Mais fácil crer na tese de que o único objetivo é o de aplicar os recursos em algo que renda mais do que um mero marco de gestão. Os erros da administração Silveira são os mesmos desde o início. Falta planejamento para as principais ações. A PMM externa uma administração sem rumo. A impressão que fica é de uma torre de babel recheada de boas intenções, mas totalmente distonantes. Sem saber onde se quer chegar fica difícil atender até mesmo o básico.

Enem
O Enem 2015 chegou ao fim no último domingo. Entre mortos e feridos escaparam todos, ou quase todos. Em alguns casos, candidatos que chegaram atrasado e perderam o direito de fazer a prova até desmaiaram. Próximo ano tem novamente. Todos terão mais um ano para aprimorar os conhecimentos.

Polêmica
Como é de praxe, a redação do Enem foi alvo de grande polêmica nas redes sociais. O tema que se concentrava na violência contra a mulher foi motivo para que as “feminazes” de plantão fossem ao delírio. Nada mais idiota do que o preconceito e a discriminação. Não há distinção entre o preconceito machista e o feminista. A violência é a mesma.

Sem solução
Fim de semana com mais de 20 mortes violentas na região de Mossoró e com apenas uma equipe de plantão no Itep a maratona chegou a um nível desumano. Mortes em cidades distantes como Assú e São Miguel mantiveram a equipe na estrada durante todo o fim de semana. Problema sem solução.

Ressaca
A Marinha do Brasil alerta aos navegantes da área do litoral do Rio Grande do Norte sobre a previsão de ressaca com ondas de E/NE de 2,5 a 3,0 metros, na área entre as cidades de Touros (RN) e Pecém (CE) desde as 21h de ontem até as 21h de hoje.

Recomendação
A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Troféu
Cinco atores globais confirmaram presença e deverão compor a festa da 12ª edição do Troféu Cultura, que abrigará ainda o pré-lançamento do longa-metragem Nova Amsterdã, filmado no Rio Grande do Norte pelo cineasta Edson Soares. A solenidade ocorrerá no dia 26 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do RN (Fiern).

Confirmados
Os atores globais Eva Wilma, Ary Fontoura, Leonardo Miggiorin, Joana Fomm e Ítala Nandi já confirmaram presença. Ítala Nandi também vem para lançar seu romance de ficção fantástica, O Sonho de Vesta, publicado pela Editora Jaguatirica.