Secretaria elabora Plano de Saúde para 2016-2019

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza hoje (começou ontem), no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, uma Oficina para construção do Plano Estadual de Saúde para os anos de 2016 a 2019. O documento apresenta as intenções do governo na área da saúde para este período, traçando objetivos, diretrizes e metas.

Na abertura do evento, o secretário adjunto da Saúde, Haroldo Vale, destacou a importância da construção coletiva do plano. “Este é um momento ímpar. Estamos mudando a cara da Sesap e da Saúde do RN, de uma maneira diferente e democrática”, disse.

Foram convidadas as secretarias de Saúde dos 167 municípios do Estado, os Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, diretores de unidades de saúde, gerentes das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursapss), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), apoiadores do Ministério da Saúde e Política Nacional de Humanização, além de técnicos e gestores de diversas coordenações da Sesap. O encontro também conta com a parceria voluntária da TGI Consultoria.

O objetivo do Plano Estadual de Saúde é traçar eixos, diretrizes e metas na área da saúde. “Fizemos um grande esforço para este processo se dar de forma participativa. Essa discussão começou em fevereiro de 2015, com as equipes técnicas, que apresentaram propostas que já foram validadas. Estamos cumprindo uma obrigação legal, como preconiza o Ministério da Saúde, mas também estamos planejando. O grande desafio é tirar esse plano do papel e pôr as ações em prática”, explicou Márcia Pellense, coordenadora de planejamento da Sesap.

Ontem os participantes discutiram a análise das metas já validadas e alinhamento das propostas. Hoje, a oficina se encerra com uma grande plenária para apresentação dos dados. Nos dias 17 e 18 próximos o Plano Estadual de Saúde será apresentado na Programação Anual de Saúde, que é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano.