terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesSecretaria de Saúde oferece tratamento de acupuntura gratuitamente em Mossoró

Secretaria de Saúde oferece tratamento de acupuntura gratuitamente em Mossoró

Usada no tratamento de doenças como depressão, insônia, ansiedade e dores de maneira geral, a acupuntura, ramo da medicina tradicional chinesa, é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Mossoró. Mais de mil mossoroenses já passaram pelo tratamento desde o ano passado.

O Município vem investindo no serviço de acupuntura com o objetivo de ajudar na cura e prevenção de algumas doenças, de acordo com à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem deseja solicitar a assistência do serviço deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro, passar pelo atendimento e receber o encaminhamento do Clínico Geral. O Clínico irá diagnosticar e direcionar o usuário de acordo com a patologia. O paciente deverá se dirigir ao Centro Clínico Evangélico com o encaminhamento assinado e lá será marcada a sessão de acupuntura. Os atendimentos ocorrem nas segundas e quartas-feiras, pela manhã e à tarde.

A acupuntura é um método terapêutico de caráter preventivo e tem mais de três mil anos. A terapia milenar é destinada aos mais variados públicos, tanto a crianças a partir de um ano que estão, por exemplo, com dificuldade de atenção, insônia, enurese noturna ou aos adultos que sofrem com lombalgia, artrite, artrose, enxaqueca, insônia, depressão, ansiedade generalizada e mais outras 400 doenças que a acupuntura pode ajudar no tratamento, segundo o Ministério da Saúde.

A paciente Helena Dantas, de 48 anos, conta que vem fazendo o tratamento há algum tempo e conseguiu reduzir 80% das dores de sua hérnia de disco com a acupuntura.

 

Secretaria de Saúde oferece tratamento de acupuntura gratuitamente em Mossoró
Aplicação de microagulhas na orelha de Helena Dantas, durante sessão de acupuntura.

 

“Associado à acupuntura, eu faço o tratamento auricular, que são microagulhas auriculares específicas para orelha, também com o objetivo de auxiliar no tratamento das patologias. Eu faço esses dois procedimentos em todos os pacientes que aparecem aqui.”, afirma o profissional Paulo Nobre.

A agulha tem a espessura de um fio de cabelo, sendo que todo procedimento é realizado pelo médico Paulo Nobre, profissional com vasta experiência e muito tempo de atuação no mercado, que sabe o ponto certo, a melhor posição e ângulo de inserir a agulha.

“O nível de dor é mínimo, a maioria das pessoas nem sente nada. Às vezes é o próprio medo, o não conhecimento do tratamento, porque muita gente pensa que é uma agulha de injeção e não é.”, tranquiliza Paulo Nobre. O profissional afirma ainda que o usuário não precisa parar nenhum outro tratamento que venha fazendo para praticar a acupuntura, porque é possível fazer concomitantemente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes