Secretaria de Saúde e professores do curso de medicina discutem parcerias para prevenção ao novo coronavírus

A Secretária de Saúde do município, Saudade Azevedo, e técnicos da pasta, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (24) com docentes da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O encontro aconteceu no pátio do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo. Em pauta, medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.

“Eles estão dispostos e disponíveis a colaborar com o município. Nós estamos montando muitas estratégias, que vamos estar divulgando a partir da próxima semana, como por exemplo tele-consultas e telerregulação. Teremos também o suporte deles nas unidades de pronto atendimento”, destacou Saudade, frisando que é preciso unir forças para combater o covid-19.

“Até agora em Mossoró só temos um caso confirmado, mas precisamos da união de todos para combater o coronavírus. A universidade está colaborando com a sua força de trabalho e conhecimento”, disse.

Richardeson Fágner, professor de Medicina da UERN, explicou como os docentes podem contribuir com o município no combate a doença. “A proposta é que a UERN e a UFERSA possam ceder os seus docentes, para que juntos possamos elaborar um plano de ação para combater esses casos suspeitos. A universidade pode ceder algumas estruturas físicas, como os laboratórios. Os profissionais médicos podem servir como voluntários, não só nos atendimentos aos pacientes, mas também na telerregulação”, frisou.

Jennifer do Vale e Andrea Taborda, professores de Medicina da UFERSA, também estiveram presentes na reunião. Nos próximos dias devem acontecer novas reuniões entre a Secretaria de Saúde e representantes das universidades, para que sejam discutidos novas formas de combate e prevenção ao covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *