Sebrae oferece capacitações gratuitas durante a Semana do Micro Empreendedor

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza entre os dias 08 e 12 deste mês a Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI), com intensa programação de capacitações, palestras, cursos, oficinas e workshops gratuitos. A intenção é atender oito mil empreendedores no RN.

Em Mossoró, o Sebrae montará tenda na Praça da Independência, em frente ao Mercado Central, onde, nos períodos da manhã e tarde, os empreendedores poderão tirar dúvidas sobre crédito, Previdência e formalização. O espaço contará com palestras de representantes de bancos e do INSS.

Os interessados poderão ainda participar das oficinas SEI, realizadas na sede do Sebrae em Mossoró. São cinco capacitações desenvolvidas pelos consultores para orientar os empreendedores sobre temas como planejamento do negócio, compras, vendas, empreendedorismo e controle das contas.

“A Semana MEI será realizada em todo o país. É um evento importante porque aproxima as pessoas que ainda estão em dúvida sobre como formalizar seu negócio ou que já são MEI. Em Mossoró, esse trabalho tem dado resultado e o número de formalizações tem crescido ano a ano desde 2010, com uma média de mil novos microempreendedores registrados por ano”, explica o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, João Vidal.

O escritório de Mossoró atende também outros sete municípios. Interessados em participar das oficinas SEI podem se inscrever pelos telefones 0800 570 0800 ou 3317 – 8800.

Programação pelo Estado

Durante seis dias, serão oferecidas 2,3 mil vagas de capacitação gratuita em todo o estado. Em Natal, haverá programação em cinco pontos de atendimentos: a sede do Sebrae, a unidade da Universidade Potiguar (UnP) da Zona Norte, o Assaí Atacadista da BR-101 e o do Gancho de Igapó, além da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim.

Outros municípios também estão envolvidos na Semana do MEI. De acordo com a coordenadora da Semana do MEI no Rio Grande do Norte, Ruth Suzana Maia, todo o estado será coberto com essa campanha, cujo foco principal será a capacitação dos microempreendedores na área de finanças e educação financeira.

“Este ano, queremos dar a oportunidade de empreendedores já formalizados se capacitarem e, assim, promover desenvolvimento e crescimento dos negócios”, diz.

Na região Agreste, por exemplo, haverá orientação com ações itinerantes em nove municípios (Brejinho, Montanhas, Espírito Santo, Pedro Velho, Canguaretama, Passa e Fica, Várzea, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras).

Em Nova Cruz, a programação se concentra no dia 10 com o Estação Sebrae, evento que ocorre na antiga estação de trens. Está prevista a palestra show “Tocando Negócios – Empreendedorismo, Poesia e Música”, com Amazan, que abordará dos desafios do empreendedor e da importância da inovação para a sustentabilidade das empresas, baseado na sua experiência empreendedora à frente da Fábrica de Acordeons Leticce, em Campina Grande (PB).

Já no Médio Oeste, que envolve a cidade de Apodi e municípios próximos, serão realizadas 14 oficinas e 11 palestras. No Alto Oeste, estão previstas 20 oficinas, 20 palestras e a realização de Oficina Mais Negócios em Martins, que vai capacitar simultaneamente cerca de 300 empreendedores.

Na região do Seridó Ocidental, a meta é atender com as ações centenas de empreendedores. Serão realizadas oito Oficinas SEI e 11 palestras, que juntas devem representar 536 empresários, entre atendidos e capacitados. Já no Seridó Oriental, as orientações, atendimentos e capacitações vão mobilizar os sete municípios enquadrados nessa área do Seridó.

Haverá ainda programação em nove cidades da região do Mato Grande (João Câmara, Touros, Maxaranguape, Ceará-Mirim, São Miguel do Gostoso, São Bento e Caiçara do Norte, Galinhos, Poço Branco, Ielmo Marinho, Jandaíra, Parazinho, Pureza e Rio do Fogo).

A Semana do MEI também chega com ações itinerante em cidades da região do Vale do Açu e no Trairi. A Semana do MEI é promovida nacionalmente pelo Sebrae e visa reunir esforços para auxiliar empreendedores de todo o Brasil, criando uma rede de apoio gratuito a quem está enquadrado nessa categoria.