quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioDestaquesRN tem 127 cidades em situação de emergência pela seca, maior número...

RN tem 127 cidades em situação de emergência pela seca, maior número do Nordeste

O Rio Grande do Norte tem 127 cidades em situação de emergência pela seca reconhecida pelo governo federal. O número, que representa 76% dos municípios do estado, é o maior do Nordeste e o segundo maior do país, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

 

Os dados são do Sistema Integrado de Operações Sobre Desastres, plataforma ligada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e foram consultados nesta quinta-feira (29).

Os níveis de seca são divididas em: relativa, fraca, moderada, grave e extrema, segundo a Defesa Civil Nacional.

 

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a seca extrema avançou no RN, passando de 19% do território em novembro para 47% em dezembro.

“É a pior condição desde fevereiro de 2018 quando houve 18% de seca excepcional no estado, a mais severa na escala do Monitor”, citou o órgão.

Os municípios mais afetados, de acordo com a Defesa Civil Estadual, são os do Seridó potiguar e os das microrregiões Serra de São Miguel e Pau dos Ferros, conhecidas popularmente como Alto Oeste.

 

Ao todo, segundo o órgão, são 30 municípios em seca extrema e 58 em seca grave.

 

Operação Carro-pipa atua em 76 cidades

Para ajudar a combater esse cenário, o estado tem 76 cidades dentro da Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro. A previsão é que o número de cidades atendidas chegue a 81 nos próximos meses.

 

Isso porque cinco municípios estão em fase de implementação:

 

Caiçara do Rio do Vento, na Região Central;

Carnaubais, na Região Oeste

Parelhas e São Fernando, na Região Seridó

Martins, no Alto Oeste.

A Operação Carro-pipa, ativa no RN desde 1998, garante o abastecimento emergencial de água potável para municípios do semiárido afetados pela seca.

 

No Rio Grande do Norte, segundo o Exército, a operação conta com 230 pipeiros responsáveis pela distribuição da água à população que vive em áreas em situação crítica por causa da crise hídrica.

A operação, segundo a Defesa Civil do RN, cobre uma população estimada de 88 mil pessoas.

 

Em 2025, o Exército entregou, em média, 42 milhões de litros de água potável por mês no interior potiguar.

 

Reservatórios estão com 36% da capacidade

O problema da seca também envolve os reservatórios de água do Rio Grande do Norte, que estão com 36% do volume total da capacidade, de acordo com o último levantamento do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

 

O grosso desse volume – 83,4% – está armazenado nas quatro maiores barragens: Armando Ribeiro (1,03 bilhão); Santa Cruz do Apodi (324,3 milhões); Umari (149,5 milhões) e Oiticica (110,3 milhões). Inaugurada em março do ano passado, Oiticica recebe água da transposição.

 

A região mais crítica é o Seridó. Os açudes da região estão com menos de 10% da capacidade, como o Sabugi, em São João do Sabugi; o Traíras, em Passagem; e o Itans, em Caicó, que secou totalmente.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes