O Rio Grande do Norte registrou 4.740 descargas atmosféricas em cerca de 24 horas, no período entre 17h da quarta-feira (4) e 15h da quinta-feira (5). Os dados são da Neoenergia Cosern, com base em informações da Plataforma Climatempo.
A maior concentração de raios ocorreu na região Oeste, que também foi a mais impactada pelas chuvas intensas registradas durante a madrugada e o início da manhã desta quinta-feira.
Entre os municípios, Mossoró liderou o ranking, com 555 raios no intervalo analisado. Em seguida aparecem Governador Dix-Sept Rosado, com 417 descargas, e Upanema, com 285 registros.
Segundo a concessionária, a variação na incidência de raios está diretamente relacionada às condições meteorológicas de cada localidade. Em situações de chuva, é comum a ocorrência simultânea de trovões, relâmpagos e descargas elétricas.
De acordo com Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, o monitoramento do clima é contínuo, já que os fenômenos atmosféricos influenciam diretamente a qualidade do fornecimento de energia. “O volume de descargas nas últimas 24 horas chama atenção. Para prevenir ocorrências, ampliamos em 64% a instalação de para-raios em todas as regiões do estado entre 2023 e 2025, reforçando a segurança operacional e a qualidade da energia distribuída”, destacou.




