RN já possui quase 100 mil Microempreendedores Individuais
O Microempreendedor Individual (MEI) completa nove anos com 7,5 milhões de trabalhadores formalizados no Brasil. No Rio Grande do Norte, 63% empresas optaram pelo Simples Nacional, o regime simplificado de arrecadação fiscal. São quase 100 mil negócios registrados como MEI do total de 156.381 empresas inseridas no Simples.
A maior concentração de MEI no RN está em Natal com 35,6% do total de enquadrados nesta categoria no Estado. Já Mossoró conta com 8.044 microempreendedores individuais.
Quem se formaliza no MEI pode emitir nota fiscal e participação de licitações públicas, além de ser mais fácil fazer empréstimos, vendas por maquinas de cartão e dentre outras vantagens. A figura jurídica também tem a possibilidade de comprar matéria-prima com desconto e participação em licitações.
“Eu me registrei como MEI há dois anos. Faço móveis e também trabalho com arte e artesanato. Este ano o orçamento estava ficando apertado, daí eu pensei em parar de pagar por um tempo o INSS como MEI. Na semana seguinte eu sofri um acidente de moto e quebrei o pé. Eu só consegui dar entrada no seguro porque sou formalizado e estava contribuindo em dia. Por isso é importante se formalizar e pagar o INSS direitinho. Se eu não fosse MEI, esse tempo que passei parado, sem poder trabalhar, eu não teria renda e nem direito a um benefício”, disse José Sales.
O Microempreendedor Individual que faz pagamento de sua contribuição, se torna segurado da Previdência Social, garantindo o direitos como aposentadoria, auxílio-saúde e salário-maternidade. O pagamento do imposto mensal deve ser pago nas redes bancárias e casas lotéricas até o dia 20 de todo mês por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que pode ser gerado no Portal do Empreendedor.