RN elabora novo plano contra seca para levar a Brasília

Em reunião pleiteada pela bancada de deputados estaduais do Seridó com o governador Robinson Faria, ontem à tarde, equipe técnica do governo da área de abastecimento e recursos hídricos apresentou parte do novo plano estadual de combate aos efeitos da seca, que deve ser concluído ainda esta semana e remetido ao Governo Federal em seguida. O pacote de medidas inclui a perfuração de poços de grande vazão no aquífero Granito Açu, o maior do interior do Estado.

O plano está sendo elaborado de forma conjunta entre a Companhia de Águas e Esgotos (Caern), o Instituto de Gestão de Águas (Igarn) e a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a partir da sinalização de liberação de recursos dada pela presidente Dilma em reunião realizada na última semana, em Brasília.

A previsão é que o plano seja finalizado amanhã (26), em reunião com a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, que é quem coordena as ações de mitigação às consequências da estiagem no Estado.

O passo seguinte será a Defesa Civil Estadual incorporar esse pleito junto ao sistema da Defesa Civil Nacional, que tomará decisões a partir do que o Ministro das Cidades e a presidente Dilma vão liberar de recursos.

Do plano ainda em elaboração, a maior prioridade, adiantou o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, é a perfuração de poços de grande vazão. “Esses poços não só atenderão a situação atual, mas servirão para fortalecer a infraestrutura hídrica do Estado e para as próximas secas”, destacou. A quantidade exata destes poços ainda está sendo levantada.

No plano, também será pleiteada a renovação do pedido de carros-pipa para o abastecimento da zona urbana dos municípios e instalação, manutenção e recuperação de dessanilizadores. “A demanda é grande e o governo não vai ficar de braços cruzados. Estamos fazendo o possível, e com agilidade, para amenizar ao máximo a crise hídrica em nosso Estado”, afirmou o governador Robinson Faria.