Reflexões Teológicas

FIDEI X RATIO (Fé x Razão)
Conceitua a bíblia sobre a fé: ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos e a prova daquilo que não podemos ver. Porquanto foi mediante a fé que os antigos receberam bom testemunho. (Hb11:1,2)

Já a visão conceitual acadêmica, a razão é a faculdade de conhecimento intelectual próprio do ser humano, é um entendimento, em oposição à emoção.É a capacidade do pensamento dedutivo,realizado por meio de argumentos e de abstrações. É a faculdade de raciocinar, de ascender as ideias.

A palavra razão tem origem na palavra latina, “ratio” e na palavra grega “logos”, que significam reunir, juntar, medir, calcular, portanto, razão significa pensar, falar ordenadamente, com medida, com clareza e de modo compreensível.

A este logos, razão humana, Deus enviou o seu logos à terra, a palavra viva, Jesus Cristo, como relata o evangelho de João ao afirmar: “no princípio era o verbo (logos), e o Verbo (logos) estava com Deus, e o Verbo (logos) era Deus”. (Jo. 1:1).

O apóstolo Paulo ao escrever aos irmãos na cidade de Corintos faz um dos mais profundos relatos entre a fé e a razão ao afirmar: pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”. Pois está escrito: ‘Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes’. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”. (1 Coríntios 1:18-31).

O apóstolo Paulo em seus textosdeixa claro que a razão nos foi dada por Deus, com o intuito de uso na pesquisa, e para conhecer as verdades das leis da natureza. Um exemplo claro é a ciência que busca conhecer as leis determinadas por Deus, e colocadas na natureza, as quais vêm sendo reveladas dia-a-dia, a quem busca saber e quem deseja usá-las para o bem comum.

Certamente, os ditos pensadores de plantão dirão: isso é um erro clássico, loucura, para um pensador, pois o racionalismo supera tudo. Pois bem, a fé é sim um pouco de loucura. Acho eu que Deus gosta muito dos loucos da fé. Então vamos refletir um pouco… Será que alguma pessoa dita normal levaria uma grande multidão fugindo da escravidão para frente de um mar e ao se sentir encurralada bateria com seu cajado nas águas e diria abra-te? Ou mesmo em meio de uma grande guerra, olharia para o sol se pondo no horizonte e gritaria pare em seu lugar? Ou mesmo em meio ao deserto com sede bateria com seu cajado na rocha para tirar água? Quem sabe, não seria loucura dizer a um morto de três dias vem para fora?

Alguma pessoa normal em meio a temperante do mar mandaria o mar e o vento ficarem quietos? Ou se colocado dentro de uma jaula com leões famintos ficaria esperando na fé?

Um general de guerra tomaria a decisão de ficar rodando em volta de uma cidade durante 7 dias, cantando e ao final gritaria, até as muralhas da cidade caírem?

Eu acredito que você ao ler estes trechos está sorrido e pensando… é loucura, não é normal. Pois bem, homens e mulheres ouviram uma voz estranha em seus corações e resolveram obedecer. Loucos quem sabe? Mas seguiram a ordem, a fé. Uma coisinha estranha que nos faz lutar, cair e voltar a lutar de novo.

Quando essa coisa estranha, chamada fé chega, olhamos e vemos o invisível, e nem importa o que os outros vão pensar. Só você e Deus precisam vê.

Loucura! Doido! … Está tudo bem! Deus é um Deus estranho e da o maior valor aos loucos que acreditam pela fé e vê o impossível acontecer.

Diz o apostolo Paulo: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, é poder de Deus”. (1 Coríntios 1:18)

Portanto, hoje, aja pela fé, e saia fazendo loucuras… cantando, sonhado, realizado, amando o próximo e enchendo-se do Espírito Santo.

DITOS E FEITOS

1- Universal nega venda de vassouras ungidas

2- Evangelismo de Carnaval pretende alcançar 100 mil

3- Movimento anti-israelense cresce entre igrejas

4- Sermões evangélicos estreiam no Netflix

5- Islâmicos atropelam jovens cristãs que negaram sexo

6- Ministério Mãshîah grava DVD ao vivo (fonte: gospelprime)

HOMENAGEM

ANTÔNIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA, cadeira 5 – da AMOL

Sem Título-2

Natural de Natal, nascido a 7 de março de 1948, filho de Manoel Filemon Fernandes e de Maria Augusta Rodrigues Pimenta. Reside em Mossoró desde 1951. Funcionário público municipal aposentado. Membro da cadeira nº 5 da Academia Mossoroense de Letras (Amol), e membro da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte (AMLERN) e da Associação de Escritores de Mossoró (ASCRIM). Mossoró tem em seus cidadãos excelentes poetas e escritores, e o bom amigo Filemomhá muito tempo honra nossa cidade. Parabéns, bom amigo.

ZIKA E SEUS MALES

mosquitinho

O mosquito do Aedes aegypti,que é o transmissor do vírus Zika, deve se espalhar por todo o continente americano, principalmente em países topicais. Adverte a Organização Mundial de Saúde (OMS). Já se sabe que 21 países têm casos relacionados aos vírus

Para a OMS, a grande dualidade de combate a esse tipo de virose é falta de imunidade natural nas Américas e outro fator determinante é a velocidade que o mesmo vem se espalhando no continente.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que é um dos braços continental da OMS, acredita que a doença na chegará apenas em dois países que são: o Chile e o Canadá, pois os mesmos não possuem ambiente proporciona a sua encubação.

Sintomas do Zika

  1. a) febre
  2. b) erupção cutânea ou urticária,
  3. c) conjuntivite,
  4. d) dores musculares ou nas articulações

Obs.: O mal-estar começa entre dois e sete dias após a picada de um mosquito infectado.

Gestantes ‘especialmente cuidadosas’

“Antes de viajar, a grávida deve consultar o seu médico para aconselhamento sobre qual ação tomar. O principal é evitar picadas de mosquito para prevenir a infecção por zika, dengue ou chikungunya”, diz a Opas em seu site.

A organização dá as seguintes recomendações aos viajantes, sobretudo a mulheres em idade reprodutiva:

– Cobrir a pele exposta com mangas compridas, calças e chapéus;

– Usar repelentes recomendados pelas autoridades de saúde e seguir as instruções de uso descritas no rótulo;

– Ao dormir, tentar se proteger com mosquiteiros;

– Buscar possíveis focos de criadouros do mosquito (por menores que sejam) e eliminá-los. (Fonte: BBC Brasil)

PARA NÃO ESQUECER

Este ano a Academia Mossoroense de Letras (AMOL), sob a presidência do Dr. Helder Heronildes e o vice Antônio Filemom, vem inovando a cultura de Mossoró. Aguarde…

DAS MAIS LINDAS CANÇÕES CRISTÃS…

É Jesus Quem Salva (Feliciano Amaral)
Sou um triste pecador

a procura de perdão

para a salvação ganhar

minhas culpas vou chorar

O chorar não salva

Nem o lagrimar sem fim

nunca a mancha carmesim

poderá lavar-se assim

O chorar não salva

Vou então rememorar

o que tenho feito aqui

para a salvação ganhar

minhas obras vou mostrar

Obras não te salvam

teus esforços sem cessar

não te podem transformar

nem teus males expiar

Obras não te salvam

Se as obras e o chorar

não me poderão salvar

para a salvação ganhar

vou orar com mais fervor

Orações não salvam

apesar do seu fervor

orações não tem valor

pra salvar o pecador

Orações não salvam

Oh quão triste e aflito estou

já não sei o que fazer

quem me poderá dizer

quem me poderá salvar

É Jesus quem salva

Ele a obra consumou

teus pecados expiou

o seu sangue derramou

É Jesus quem salva

Foi Jesus que padeceu

sobre a cruz por nós morreu

por seu sangue que verteu

pode assim salvar-nos

(Fonte: letras.mus.br)

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

GUERRA AO TERROR

As principais autoridades de 23 países reuniram-se em Roma com o intuito de elaborar um plano contra o estado islâmico e suas táticas de terror.

A luta não é só de um país, mas de toda comunidade internacional, afirmam as autoridades envolvidas.

Os principais objetivos das autoridades contra o terror é prevenir ações terroristas em países que lutam contra o estado Islâmico, conter o avanço do grupo na Síria e no Iraque.

Os principais países envolvidos contra o terrorismo são: Os Estados Unidos,Itália, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Arábia Saudita, Egito, Turquia, Espanha, França, Iraque, Jordânia e Emirados Árabes Unidos.(Fonte: G1)

LIVROS RECOMENDADOS

Cristianismo Básico

Este livro busca um modelo de explicação para um pergunta fundamental na vida cristã. Trás em suas páginas uma explicação histórica da base formadora do cristianismo.

O escritor John Stott nos dá uma explicação clara e completa, que nos ajuda a entender melhor a fé cristã.

Este livro é bastante indicado para pessoas que não acreditam em Jesus Cristo ou na Bíblia Sagrada. O consagrado autor inglês apresenta argumentos suficientes para provar a veracidade das Escrituras e tudo que ela revela.

ACJUS – ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ

Atividades da ACJUS:

Dia 12/02/16:

19h – Reunião da diretoria e acadêmicos

Dia 26/02/16:

19h30min – Auditório da OAB – Sessão Magna de Posse dos novos acadêmicos:

Prof. Dr. Bruno Ernesto Clemente.

Prof. Disraeli Davi Reinaldo de Moura

Prof.ª. Dra. Maria Elderi Queiroz D. Negreiros.

DESCOBERTA

Um evangelho apócrifo de 1.500 anos foi descoberto e decifrado por uma pesquisadora da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. A professora de religião Anne Marie Luijendijk, responsável pelo estudo do evangelho, afirmou que o antigo manuscrito pode ter sido usado como guia de orientação ou incentivo para pessoas procurando ajuda para seus problemas cotidianos. O livro apresentou características únicas no estudo da literatura Cristã e foi classificado como uma espécie de horóscopo.(Fonte:Gospel mais)

 

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONVITE ESPECIAL

Temos a honra de convidar v. senhoria e família para participar da magna assembleia geral extraordinária, no dia 19 de fevereiro, às 17h30, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, ocasião em que estarão sendo entronizados e diplomados os associados, escritores mossoroenses: Antônio Clauder Alves Arcanjo, Benedito Vasconcelos Mendes, JerônimoDix-sept Rosado Maia Sobrinho, e Joana D’arc Fernandes Coelho.

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO (PRESIDENTE DA ASCRIM) 

REFLEXÃO

Para viver melhor

  • Faça as pazes como seu passado, para que nada estrague o seu presente.
  • O que os outros pensam de você, não tem a menor importância, siga sempre o seu coração.
  • O tempo cura quase tudo, dê tempo ao tempo, e sorria, ame e viva.
  • Ninguém é a razão de sua felicidade, algumas pessoas apenas contribuem, mas você é a razão de sua felicidade, tenha fé em si mesmo.
  • Evite as comparações com outras pessoas, sua vida é única, aproveite cada instante da sua vida.
  • Evite as preocupações, ninguém pode resolve tudo, viva cada dia em plena fé.
  • Sorria, chore, viva a vida, ela é única, aproveite e seja feliz.