Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

PENSAMENTO I

“Sinta-se envergonhado de morrer até que você tenha conseguido alguma vitória para a humanidade”. (horace mann)

_______________________________________________________________

QUAL A É FRONTEIRA ENTRE POLÍTICA E RELIGIÃO?

 

Certo dia estava conversando com um amigo e ouvi alguns comentários ao meu lado. Falavam sobre o envolvimento de pessoas religiosas na política. E as mesmas estavam raivosas por conhecer alguns religiosos candidatos. Quando percebo essas ações só fico a lamentar, com o nosso povo religioso é despreparado para a vida real, também fazem julgamento sem conhecimento de causa.

É bem verdade que vivemos um fenômeno sócio-político-religioso de proporções até então impensável. Mas, precisamos compreender que o envolvimento dos religiosos de forma direta ou indireta na política é fundamental para barramos a corrupção, que se instalou em todos os setores da sociedade. E a presença de todas a igrejas (instituições) dentro do mundo político pode e deve trazer seriedade no plano político-administrativo.

Outra coisa importante, é compreendemos que ainda as igrejas (instituições) não são coesas, por motivos doutrinas e dogmáticos. E assim, ocorre uma fragmentação por cismas ou mesmo por orgulho, que na verdade tem acarretando profundas perdas a essas instituições. Porém, é pertinente afirmar que em nossos dias, um exército de pensadores tem sido levantados pelo Rei universal, para quebrar as barreiras e soldar as rupturas.

Voltado as pessoas que falavam sobre o envolvimento de religiosos com a política. Quero de modo sincero apresentar o meu pensar aos meus amigos que sempre ler a minha coluna, não digo leitores, mais amigo.

Apesar de alguns usarem indevidamente usarem a passagem bíblica “daí a Cesar o que é de Cesar”. Dentro visão teológica apresento a interpretação correta que equivale salientar que a igreja não pode usar do mesmo expediente mundano, como exemplo as ações de corrupção, engano e roubo cometido por grande parte dos que se proclamam políticos e etc…. Pelo contrário, a função da igreja é elevar a moralidade e a espiritualidade dentro da vida pública.

Uma pergunta que tem atormentado os meus pensamentos é: pode um sacerdote de confissão evangélica-protestante, pastor, padre ou bispo usarem a estrutura institucional religiosa a que pertencem com a visão política partidária? Entretanto, é bom salientar que essa não é a função primordial da igreja de Deus, mas também a igreja não pode se excluir de participar nos projetos que beneficiem os mais carentes do povo.

Outro grande equívoco no seio da igreja é a aceitação de que alguns (manipuladores da fé) detém um mandato divino e por isso tem o poder de apontar o candidato certo, a pessoa certa, como ordem divina. Estes são os modernos pastores, padres e apóstolos, que esquecem que administração pública precisa de pessoas competentes, sabias de coração e cheias da graça de Deus e não pessoas que venham apenas a ser manipulados por seus líderes.

As sagradas letras tem um caráter de imparcialidade e universalidade política partidária, ou seja a Bíblia é apartidária. Por esse motivo a igreja não pode se transformar num partido político que defenda uma bandeira partidária, a não ser a única bandeira defensável que é a de Cristo.

Com certeza as atividades humanas tem como fundamento a elevação do ser e ao mesmo tempo determina um aprimoramento tanto da pessoal humana como das instituições, produzindo um padrão elevado do corpo, assim como da moral, da intelectualidade e principalmente da espiritualidade. Não é à toa que a política deve ser levada a sério e feita por pessoas serias de boa conduta e de bom comportamento moral. A política é imprescindível para gerenciar a sociedade, na busca de soluções e orientações para um viver de entendimento para prosperidade e paz.

Enquanto muitos cristãos acreditam que a política é coisa do inimigo de Deus, o verdadeiro conceito está obscuro nos porões dos sem caráter. Entretanto a política é uma das principais atividades em favor da população, principalmente dos mais carentes.

Deriva da política as ações de bom senso, no ouvir, no formular projetos públicos de interesse do povo. Assim a política deve ser parte do ensino público nas escolas, faculdades e universidades, gerando um grau de consciente coletiva.

Neste intervir de formação da consciência coletiva e cristã, é necessário que os partidos possam ser sensíveis as reclamações do povo, assim como solidários a aos que sofrem com a dor do abandonos social e criarem projetos que diminuam ou leve a extinção de problemas como saúde, corrupção, leis injustas e etc…

A separação entre a fronteira religiosa e política é muito estreita e sensível, pois as duas devem tem o cuidado especial com os mais carentes do povo e ao mesmo tempo manter uma visão integral da sociedade.

A igreja como seguimento religioso deve e pode participar das políticas públicas, desde que não seja partidária ou nominativa. Pois o seu caráter é pregar o evangelho salvador Cristo Jesus. Assim como a sua missão é ensinar aos homens serem temente a Deus, honestos, verdadeiros, solidários, responsáveis, e cheios de amor pelo próximo.

Já na outra ponta da linha de pensamento, temos que compreender que cada cristão tem a responsabilidade de votar e ser votado como determina a lei a cada cidadão. Entretanto, este votar deve ser responsável, de modo que a escolha possa beneficiar a população de modo geral e não apenas um grupo especifico.

Portanto meus queridos e amados irmãos, minha maior tristeza é quando vejo pessoas que pensam apenas no seu umbigo, querendo ser representante do povo de Deus e não tendo nenhuma condição moral, espiritual ou intelectual para tanto. Oremos ao Senhor da seara para nos enviar pessoas uteis e de bom senso na luta contra o mal que afligiu a religião seria e a política brasileira.

_______________________________________________________________

DICAS DE FILMES

O ÚLTIMO VÔO (Last Flight Out) 83 min.

Muito evangelístico, dinâmico, de aventura missionária, ótimo para jovens, exemplificando inclusive uma espera na área sentimental.
UMA CHAMA NA ESCURIDÃO

 
(Candle in the Dark) 97 min.

A história real de William Carey, um missionário inglês que vai para a Índia. Em meio a muitas lutas pessoas, Carey prova seu amor à obra de Deus, e traduz a Bíblia para muitos dialetos de seu campo missionário.

 

PENSAMENTO II

Precisamos do Cristo da cruz e não a cruz do Cristo. (Teólogo Ricardo Alfredo)

RÁPIDAS DA SEMANA

1-  Santuário cristão incendiado por extremistas judeus em Israel é reaberto

2-  Justiça declara nulo registro de candidatura do pastor José Wellington Júnior à CGADB

3-  Fernanda Brum ora com esposas de policiais em frente a batalhão no Rio de Janeiro

4-  Fábrica de Bíblias é incendiada, mas estoque com 50 mil exemplares permanece intacto

5- Decisão judicial pode permitir que homossexuais recebam orientação bíblica, nos EUA

6-  André Valadão reclama de fiéis que abandonaram culto com a presença do Procurador da Operação Lava-Jato

7-  Marrocos abole pena de morte para fiéis que deixam o Islã

8-  Em meio ao caos no ES, policiais militares oram pedindo “paz”: “A cidade é do Senhor”

9- Tribunal mantém suspenso decreto de Trump que limita entrada de islâmicos

(Fonte: folha gospel)

POLÍTICA

Quase todos nós temos amigos, pais e parentes ou mesmo somos evangélicos e católicos. Certamente somos pessoas boas, que desejam o bem para todos e que não fazemos parte do círculo vicio da corrupção e não concordamos com o roubo e desvio do dinheiro dos fiéis para enriquecimento ilícito de pastores, padres, bispos e outros que se classificação como representantes de Deus na terra, quase sempre são mal intencionados. Você, leitor, tem uma missão, abri seus olhos e dos seus para compreender a verdadeira razão da implantação do reino de Deus na terra, que é a extinção da corrupção no altar. Com certeza você, e estes amigos, pais e parentes são pessoas honestas. Todos nós desejamos ajudar a limpar esse lixo infectado da política que se alojou no seio das Igrejas de dentro para fora! Começamos a campanha “Evangélico não vota em corrupto”.

Dados do Transparência Brasil indicam que:

  • Da bancada evangélica, todos os deputados que a compõe respondem processos judiciais;
  • 95% da referida bancada estão entre os mais faltosos;
  • 87% da referida bancada estão entre os mais inexpressivos do DIAP;
  • Na última década não houve um só projeto de expressão, ou capaz de mudar a realidade do país, encabeçado por um parlamentar evangélico. (Fonte:org.br)

 

ENCONTRO FAMÍLIA DEBAIXO DA GRAÇA

 coluna

 ______________________________________________________________

LIVROS (RECOMENDAMOS)

“A Autoridade do Crente” — Kenneth Hagin [Infinita]

Hagin foi um divisor de águas no mundo evangélico, pois desde sua influência os crentes “tomam posse”, “determinam”, “amarram” e “exigem”. Uma nova forma de falar se fez presente, o que gerou muitas novas piadas também.

“Entendes o que Lês?” — Fee e Stuart [Vida Nova]

Que bom que um livro sério como este foi tão lido e estudado no Brasil. Trata-se de um compêndio de hermenêutica bíblica sem complicações, em linguagem acessível, adotado por quase todos os seminários e estudado até mesmo nas EBD’s e pequenos grupos. Este livro fez muito pela educação bíblica dos evangélicos brasileiros.

“Culpa e Graça” — Paul Tournier [ABU]

Não há, com raras exceções, psicólogo cristão que não considere este livro um fundamento e um marco do pensamento cristão. Mas ele não se limita a isso, tendo tido considerável influência na teologia evangélica brasileira nos anos 90, preparando nosso povo para o paradigma emergente do século 21.

A.D. MOSSORÓ LANÇAMENTO DO PROJETO A LIBERTADORA É NOSSA!

A diretoria da igreja (A.D. Mossoró-RN) liderada pelo pastor presidente Miranda e o pastor diretor de comunicação Wendell Miranda lançaram uma das maiores campanha de conscientização da comunidade cristã dos últimos tempos para a compra de rádio libertadora. Quero parabenizar ao meu amigo pastor Wendell Miranda pela visão de futuro e a coragem tem de enfrentar as barreiras.

coluna2

CIÊNCIA & SAÚDE

O estudo feito de forma cientifica comprovou que quem toma café tem menos problemas cardíacos e vive mais

coluna 3

Diz o estudo que ao tomar café de forma regular sem exagero, pode evitar doenças do coração e aumentar sua longevidade. A revista Nature publicou que o consumo de café pode reverter a disposição de inflamações crônicas e doenças cardiovasculares que surgem com o avançar da idade.

Há algum tempo a medicina vinha mostrando que 90% das doenças não-transmissíveis do envelhecimento estão associadas à inflamação crônica. Diversos artigos científicos apontam que a inflamação crônica contribui para o aparecimento de diferentes tipos de câncer, mal de Alzheimer e outras demências, osteoartrite e até mesmo depressão, além de doenças cardiovasculares.
Muito já foi estudo sobre a contribuição da ingestão de cafeína para a longevidade. Agora, o time de pesquisadores liderados David Furman e Mark Davis, da faculdade de medicina de Stanford, revelaram uma provável associação entre as doenças decorrentes da inflamação, a longevidade e o café.
De acordo com o estudo, os ácidos nucleicos – moléculas que servem como tijolos dos nossos genes – sofrem degradação ao longo da velhice. Os “restos” desse metabolismo do gene circulando pelo sangue desencadeiam o processo inflamatório que leva a doenças cardiovasculares e outras doenças. Ao injetarem essas substâncias em ratos, os pesquisadores verificaram o surgimento de inflamações sistêmicas, aumento da pressão arterial e estragos nos rins, dentre outras consequências.

Curiosamente, os componentes da cafeína bloqueiam a ação dos ácidos nucleicos. A própria estrutura da cafeína é semelhante à estrutura deles. Assim, o consumo de cafeína reverteria a tendência natural do corpo a inflamações e desenvolvimento de doenças.

O estudo

Para avaliar a associação entre cafeína, inflamação e longevidade, os pesquisadores realizaram análises de amostras de sangue, dados de relatórios médicos e históricos familiares de mais de 100 participantes. Foram vários anos de estudo. Foi revelada, assim, a existência do mecanismo inflamatório associado com o envelhecimento humano em doenças crônicas.

Também foi possível notar que nem todas as pessoas mais velhas eram acometidas pelo processo inflamatório. Para quem não gosta do sabor amargo, chá preto e chocolate escuro contêm compostos semelhantes à cafeína, dizem os pesquisadores. (Fonte: UOL)

coluna4

REFLEXÃO

A teologia viva

A consciência cristã dos nossos dias vivem em calmaria e tranquilidade, mesmo sabendo que muita gente sofre com a dor da fome, das molestas e do abandono social. Mesmo tendo sabendo de sua missão na terra, a igreja vive longe de quem mais precisa. Ela (instituição), Sabe o que fazer e não o faz, rebelando-se contra o seu mestre.

Onde estão os barnabés? Que com unção, e como fruto do amor do Cristo e do seu compromisso com o Evangelho, socorria a todos que precisavam. Esquecemos o chamado para servir ou temos medo em servir?

Porventura nossa esperança está no mundo e na concupiscência? Nas nascemos da água e do espírito? Não disse o apóstolo Paulo que tudo se vez novo. Então porque a igreja atual corre desesperadamente para ser rica e enriquecida? Não são maiores as riquezas do reino eterno? Ou é em vão lavamos nossas mãos na inocência?

O apóstolo Pedro nos alerta quanto a inversão dos valores cristãos nos últimos dias ao afirmar: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.

E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”. (2 Pedro 2:1-3)

 

O apóstolo Paulo está certo, a nossa única esperança é Cristo o rei da glória, então devemos olhar fixamente para o céu na certeza que em breve Ele voltará…Ele vem… Ele vem… prepara-te para te encontrares com o teu Deus.

FRASE

“A melhor oração é amar” (Teólogo Ricardo Alfredo)